Profissionais de CMEI’s de Pontal do Paraná aprendem técnicas para atender casos de emergência


Por Amanda Batista Publicado 19/11/2023 às 21h18 Atualizado 19/02/2024 às 05h10

A Prefeitura de Pontal do Paraná ofereceu um curso de primeiros socorros para os servidores da educação que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’S). Este foi o primeiro evento da agenda de aniversário dos 28 anos da cidade, comemorado em 20 de dezembro.

O curso foi realizado na sexta-feira (17) e no sábado (18), das 8h às 17h, no Centro Municipal de Capacitação, em Praia de Leste. A turma, composta por 15 professoras, servidoras da limpeza e das cozinhas dos CMEI’S, recebeu o conteúdo de 16 horas de aulas teóricas, além de treinamentos práticos nos dois dias. O responsável pelas aulas, ministradas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR), foi o sargento do Corpo de Bombeiros Robson dos Santos Patrício.

De acordo com o sargento, o treinamento possui a validade de um ano, e é direcionado especificamente para profissionais da área da educação a fim de atender às disposições da Lei Lucas, de nº 13.722, que obriga todas as instituições de ensino, sejam públicas ou privadas, a proporcionarem treinamento de primeiros socorros com o objetivo de prepará-los para emergências.

O impacto desse curso para os profissionais da educação é bastante significativo, pois visa capacitá-los a realizar um primeiro atendimento em vítimas de trauma, como engasgamento, fraturas, queimaduras, pequenas lesões e traumatismo cranioencefálico. O objetivo é manter a vítima estabilizada até a chegada de socorro mais avançado”, explica o sargento.

Difusão do treinamento


Além de fornecer conhecimento para a atuação nas escolas, o curso incentiva os participantes a levarem as informações para casa e compartilhá-las com a família e pessoas próximas. “Se apenas o profissional da educação receber o treinamento e houver uma emergência em casa, as consequências podem ser muito graves, podendo resultar até na morte do familiar. Por isso, incentivamos que eles disseminem esses conhecimentos, garantindo que o atendimento primário, que pode salvar vidas, seja aplicado em qualquer cenário”, destaca Robson.

Na capacitação, eles aprenderam como atender crianças e adultos e foram incentivados a compartilhar os conhecimentos com familiares. Foto: Arquivo pessoal.

Conforme a secretária municipal de Educação, Renata Marinho, a qualificação faz com que a comunidade escolar se sinta mais segura diante de situações de emergência. “Quando crianças e funcionários aprendem as técnicas, ficam mais confiantes e mantêm a calma em momentos de perigo até que o Corpo de Bombeiros ou o SAMU chegue para atender o caso. Por esta razão, em 2023 investimos no projeto Laços de Amor – Criança segura, família sem dor, voltado para os alunos do 1º ao 5 ano, e a capacitação para o corpo de funcionários”, explica.

Renata ainda informa que o projeto Laços de Amor ensinou as crianças a identificarem no espaço escolar saídas de emergência, manter a calma em momentos de evacuação, identificar os diferentes sons da sirene/botão do pânico, além de estabelecer laços de solidariedade com o próximo em situações de perigo.

Formação


Este é o segundo curso de 2023 voltado para a capacitação em saúde dos profissionais da educação em Pontal do Paraná. A agente operacional do CMEI Ouriço do Mar, Verônica Franco, foi uma das participantes da formação. Em quase oito anos trabalhando na área, ela nunca presenciou emergências, mas afirma que quer estar preparada para quando surgir alguma ocorrência.

Acredito que é de extrema importância ter pessoas capacitadas para atender esses casos em cada escola e, na formação, nós recebemos orientações valiosas que poderemos aplicar tanto em crianças quanto em adultos, dentro e fora da escola”, diz.

Para a agente operacional da área da limpeza do Colégio Ezequiel Pinto da Silva há cinco anos, Vilma Pietrobelli Lima, “o curso foi interessante porque conseguimos tirar várias dúvidas simples, mas que na hora do aperto a pessoa se confunde e não sabe como agir. Então, foi muito bom aprender as técnicas com a equipe”, ressalta a servidora.

Anualmente, os profissionais da educação recebem dois cursos de primeiros socorros para atender emergências no ambiente escolar. Foto: Arquivo pessoal.

Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná