Pronto Atendimento da Praia de Leste volta a atender urgência e emergência em Pontal do Paraná


Por Publicado 17/11/2021 às 11h24 Atualizado 16/02/2024 às 19h25

A unidade de Pronto Atendimento (PA) da Praia de Leste, em Pontal do Paraná, retomou sua função original, após um ano e meio sendo exclusivo para receber pacientes com Covid-19.

A novidade foi possível graças à grande diminuição de novas contaminações que ocorreram nos últimos meses, principalmente devido à vacinação, que tem se destacado na cidade, já que Pontal é o município que ocupa o 1º lugar no Vacinômetro, no ranking estadual de imunização.

Desde setembro, os números apresentam dados acima dos 100% de habitantes imunizados, ou seja, levando em conta o IBGE de 2020 e a expectativa populacional em 2020, já foram vacinadas mais pessoas do que a quantidade esperada de moradores atuais. A prefeitura também se destaca por ter sido a que mais rápido conseguiu atingir a população com a 1ª dose.

Com a proteção em massa e a redução de casos graves, a Secretaria de Saúde entendeu que o Pronto Atendimento da Praia de Leste poderia retomar suas atividades normais, o que aconteceu desde sábado (13). Para a secretária Carmen Cristina Moura dos Santos, a retomada é importante para demonstrar o bom momento que o município vive. “É com satisfação que retomamos os atendimentos gerais de urgência e emergência no PA da Praia de Leste. Foi um período de bastante dificuldade, mas graças a Deus podemos fazer isso. Estamos tomando todos os cuidados e precauções para essa retomada”, diz.

Ela ressalta que houve a diminuição em casos positivos. “Tivemos uma queda, mas o momento ainda requer cuidados. O declínio é bastante importante na nossa curva de casos, principalmente dos graves. Na última semana, tivemos cinco casos, o que demonstra que as medidas e, principalmente, as vacinas foram eficazes nessa redução e assim pudemos retomar os atendimentos gerais”.

Carmem comemorou, ainda, o avanço da imunização em grande escala. “Nós já realizamos mais de 22 mil primeiras doses. Estamos no ranking das cidades que mais vacinaram a população, tanto na 1ª dose quanto no retorno vacinal do Paraná. Com certeza, isso reflete nessa queda de casos e, principalmente, de pacientes graves”, diz.

Apesar do bom momento, a cidade segue, ainda, com medidas para garantir que o vírus se mantenha controlado. Por isso, a unidade conservará a sala de espera do lado de fora e seguirá as regras da Organização Mundial de Saúde (OMS). Afinal, ainda é possível se contaminar e as normas de distanciamento e higiene se provam necessárias.

Com o novo decreto que flexibiliza as medidas, a Prefeitura seguirá fiscalizando as diretrizes necessárias para a saúde coletiva e, por isso, continua obrigatório o uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos.