Quarta-feira foi o dia mais chuvoso de maio no litoral, afirma meteorologista


Por Marinna Prota Publicado 13/05/2021 às 11h13 Atualizado 16/02/2024 às 02h02
paranaguá, centro, vista de cima

Por Marinna Protasiewytch

Moradores do litoral paranaense sentiram a onda de frio e chuva que passou pelas sete cidades na quarta-feira (12). As temperaturas despencaram e uma massa de ar gelado vinda do oceano acabou tornando o dia atípico na região. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR), foi o dia mais chuvoso do mês de maio e deve ser o recorde neste mês.

“Tivemos entre 30 e 50 milímetros de chuvas nas cidades litorâneas. Foi um volume bastante expressivo, já que nas últimas semanas nós não tínhamos registrados grandes eventos como este. Isso foi associado a passagem de uma frente fria pelo oceano e que aumento áreas de instabilidade que resultou em uma chuva fraca, mais contínua ao longo de toda a quarta-feira”, afirmou Reinaldo Kneib, meteorologista do SIMEPAR.

Na previsão feita pela entidade, Paranaguá deve registrar ainda quedas nas temperaturas nesta semana, chegando a uma mínima de 14°C na sexta-feira (14). Mas no domingo os termômetros devem apontar máximas de 23°C na cidade e um dia ensolarado, sem nuvens. As demais regiões do litoral se matem estáveis até o fim de semana.

“Nos próximos dias não há previsão de chuvas significativas, vai ficar um pouco de humidade do oceano. Por isso terá uma nebulosidade variável, ocasionando uma garoa na região mais próxima da serra do mar, entre Morretes, Antonina e Guaraqueçaba. De um modo geral, até o dia 18 de maio é esperando um pouco de frio, com uma onda de ar gelado predominando no leste do Paraná”, revelou o meteorologista.