Quase um ano após anúncio de ampliação do Poder judiciário, novo fórum está prestes a sair do papel, em Pontal


Por Flávia Barros Publicado 31/05/2023 às 21h49 Atualizado 18/02/2024 às 12h52
Foi necessário um novo processo de licitação para a construção do fórum de Pontal do Paraná. Foto: Reprodução

O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes (MDB), esteve nessa terça-feira (30) na sede do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), em Curitiba, acompanhado do deputado estadual Anibelli Neto (MDB), onde participaram da assinatura de um novo acordo de licitação para viabilizar a construção do fórum de Pontal do Paraná.

Conforme vem acompanhando o JB Litoral, no segundo semestre de 2022 a comarca de Pontal do Paraná foi elevada de inicial para intermediária, o que ampliará a capacidade física e humana para dar andamento aos processos judiciais da cidade. Com a elevação da comarca à entrância intermediária, a lei aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná também criou uma vara judicial, um cargo de juiz de direito e os respectivos cargos necessários para a atuação de mais um magistrado na cidade. Mas, toda essa nova configuração precisa de um local adequado para funcionar, que será o novo fórum.

Agradecimento

Rudão Gimenes e Anibelli Neto participaram de assinatura no TJPR, nessa terça (30). Foto: Reprodução

Em suas redes sociais, Rudão Gimenes agradeceu ao presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. “Por ter cumprido com sua palavra de refazer a licitação e a publicação oficial, tornando possível a construção do Fórum. Quero agradecer também ao deputado Anibelli Neto pelo empenho na articulação junto ao TJPR para que fórum o fosse viabilizado e Pontal do Paraná tivesse mais essa conquista”, disse o prefeito.

Já o parlamentar ressaltou que a expectativa é pelo início das obras.

Foi autorizado e agora esperamos ver as obras acontecerem e ano que vem ser entregue esse novo Fórum, mais uma conquista para a população de Pontal do Paraná”, afirmou Anibelli Neto.

Novo Fórum

A construção da nova sede do Fórum da Comarca de Pontal do Paraná terá custo máximo de R$ 11,5 milhões, com 12 meses de prazo de execução. O prédio será construído na rua Estoril, próximo à prefeitura e ao Pronto Atendimento 24h, que está em construção. Atualmente, a Comarca de Justiça funciona no balneário Ipanema, na antiga Casa da Cultura.