Rede Feminina de Combate ao Câncer busca recuperar título de utilidade pública


Por Marinna Prota Publicado 25/08/2021 às 13h41 Atualizado 16/02/2024 às 11h09

O JB Litoral vem acompanhando de perto a luta da Rede Feminina de Combate ao Câncer para que consiga obter mais apoio no trabalho de cuidar de pessoas com câncer em Paranaguá. Depois de receber a visita da vereadora Vandecy Dutra, do PP, a diretoria da RFCC foi até a Câmara dos Vereadores para protocolar o pedido de reconhecimento como instituição de “utilidade pública”. O título, quando for concedido, vai ajudar a rede a conseguir apoios governamentais e também emendas para que possa prestar atendimento a mais pessoas que necessitam.

O encontro ocorreu na segunda-feira (23) e teve por objetivo a entrega dos papéis necessários para que o protocolo fosse feito. Cristiane Maria Damasceno, vice-presidente da RFCC Paranaguá e voluntária há 4 anos afirma que este é um grande passo para que a rede possa crescer ainda mais. “É um documento que estávamos na luta desde 2018, pois até 2013 tínhamos o título de utilidade publica, mas não foi renovado e perdemos. Agora, com a ajuda da Vandecy será mais fácil reintegrar. É um documento muito importante, para que a gente possa entrar em todas as campanhas e situações para conseguir recurso e continuar ajudando nossos pacientes”, ressaltou a voluntária.

(foto: Diogo Monteiro/JB Litoral)

Para Vandecy, que além de vereadora se tornou uma voluntária, ajudar a RFCC se tornou uma forma de retribuir ao público a confiança depositada nela. “Eu fico feliz em reconhecer nessas mulheres o valor do voluntariado. Elas estão a frente dessa batalha, arrecadando cesta básica, fazendo férias, lutando diariamente para conseguir dar suporte as 73 famílias atendidas pelo grupo. Hoje eu faço parte e me sinto muito orgulhosa por nesta época tão difícil ter essa oportunidade de servir uma comunidade”, afirmou a vereadora.

Título de utilidade pública

Com apoio da diretora executiva do JB Litoral, a RFCC tem buscado ajuda para regularizar as papeladas e conquistar um reconhecimento notório. “Nós reforçamos a necessidade de lugares como este, que prestam apoio, que ajudam, que acolhem aqueles que precisam de ajuda em um momento tão difícil que é quando se tem o diagnóstico do câncer. Sou voluntária e vou utilizar as ferramentas que tenho para prestar esse auxílio e tornar a rede ainda maior”, afirmou Jéssica Fernandes.

“Eu fico muito feliz em recebê-las, mulheres guerreiras. Elas entregaram toda a documentação para esse pedido de utilidade pública. Como temos pressa, para participar de alguns chamamentos e fazer parceria com o governo municipal, vamos solicitar aos pares, para que a gente consiga votar ainda na semana que vem, para poder dar a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Paranaguá o título de utilidade pública“, concluiu Vandecy.

Funcionamento da Rede de Combate ao Câncer

Com atendimento todas as terças e quintas das 14h às 17h, a casa rosa, local utilizado como sede da RFCC recebe cerca de 70 pessoas com os mais diversos tipos de câncer. A ajuda vem de forma voluntária, com doações de pessoas e empresas, além daqueles que cedem o tempo para poder prestar os atendimentos. Com ajuda do bazar, as roupas são vendidas e o valor é convertido para arcar com os custos da instituição.

“Com a pandemia, paramos tudo. Fazíamos bingo bimestral e arrecadação de alimentos no supermercado. Mas graças a Deus, o povo parnanguara foi muito solidário e conseguimos continuar ajudando os pacientes, conseguimos durante mais de um ano manter. Nós arrecadamos bastante alimentos. Mas damos assistência com medicamentos, suprimentos e tudo o que eles precisam. Mas contamos com a ajuda ainda do povo e das empresas parnanguaras, para que a gente consiga ajudar mais pessoas”, conta Cristiane Maria.

Para ajudar, é possível entrar em contato com a Rede de Combate ao Câncer através do telefone da própria Cristiane, 041 99224-3009. O endereço físico da RFCC é na Rua Maneco Viana, 1662, no Jardim Eldorado, em Paranaguá.