Revitalizadas: depois da Mário Roque, projetos das praças Fernando Amaro e dos Leões começam a sair do papel


Por Flávia Barros Publicado 28/04/2023 às 18h37 Atualizado 18/02/2024 às 10h18
praça Fernando Amaro

Por elas passaram mais de dois séculos de História. Cenários das mais diversas experiências para milhares de parnanguaras, as praças Fernando Amaro e Eufrásio Correia, esta última mais conhecida como Praça dos Leões, assim como qualquer equipamento, seja público ou privado, precisam de manutenção e, às vezes, mais do que isso; de uma revitalização. É o que vai acontecer com dois dos mais representativos espaços do centro histórico de Paranaguá. O processo de licitação na modalidade Tomada de Preços passou pela primeira etapa no final de março, quando recebeu as propostas das empresas interessadas em elaborar os projetos, e, no último dia 17, o resultado foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná.

O objetivo do processo é contratar empresa habilitada para a elaboração de Estudos e Projetos de Revitalização, em dois lotes, sendo o primeiro para a praça Fernando Amaro, e o segundo para a Eufrásio Correia. O valor máximo estimado para o lote 1 é de R$ 39.309,18, e para o lote 2 de R$ 91.929,63. O prazo para a elaboração do projeto é de até 180 dias.

A documentação analisada para a confeccção dos projetos foi a da empresa parnanguara Arquigreen Consultoria Ltda. No dia 14, a Comissão Permanente de Licitação se reuniu para analisar as certidões e considerou a empresa habilitada a realizar o projeto da praça Fernando Amaro, que compreende o lote 1. Porém, a Arquigreen foi julgada inabilitada para fazer o projeto do lote 2, na Eufrásio Correia, por não ter comprovado o que exigia um dos itens do edital, de já ter elaborado projeto de revitalização e readequação de espaços públicos abertos (praças, parques ou similares), com área mínima de 50% do objeto licitado, inseridos em locais tombados por órgãos de patrimônio histórico federal, estadual ou municipal.

Após a decisão publicada no Diário Oficial, ainda cabe recurso. A próxima etapa é saber quem ofertou o menor preço. “Uma vez superada esta fase de habilitação, a Comissão de Licitação publicará data para abertura dos envelopes das propostas de preços, conforme disposto no art. 43 da Lei Geral de Licitações“, cita trecho da publicação.

RICA HISTÓRIA


A praça Eufrásio Correia, com seus imponentes leões, leva o nome em homenagem ao parnanguara Manoel Eufrásio Correia, formado em Direito, promotor público, deputado provincial, também ocupou a presidência da Assembleia Provincial do Paraná, foi chefe de polícia de Santa Catarina e, por fim, presidente da província de Pernambuco. Na praça dos Leões acontece a popular ‘feira da Lua’, todas as terças-feiras, das 14h às 22h, com exposição de produtos artesanais, de gastronomia e muita música.

Já a Fernando Amaro é um tradicional logradouro público criado no início do século 19. Uma homenagem ao poeta e boêmio parnanguara daquele período, a área de solo encharcado foi saneada durante o governo Caetano Munhoz da Rocha e transformou-se numa das principais praças da cidade. Bem no centro da praça existe um belo coreto, construído em 1914. É nela que acontecem as tradicionais feiras de artesanato, gastronomia e produtos agrícolas, geralmente às sextas-feiras, das 8h às 18h.