Rompimento de contenção em Aterro provocou poluição no Rio das Pedras


Por Marinna Prota Publicado 27/10/2021 às 12h46 Atualizado 16/02/2024 às 17h22

Na terça-feira (27) o JB Litoral repercutiu as denúncias recebidas pela equipe de reportagem de que um córrego localizado na região do Rio das Pedras foi contaminado com chorume. Autoridades sanitárias e do Meio Ambiente estiveram no local fazendo a fiscalização. A prefeitura municipal de Paranaguá respondeu aos questionamentos sobre a situação.

Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou que “está ciente da situação. Uma equipe de fiscalização foi deslocada até o local a fim de investigar o problema. A vistoria realizada no aterro sanitário identificou que o vazamento do chorume foi provocado pelo rompimento parcial da contenção de uma célula de resíduos. As primeiras ações tiveram intenção de conter o vazamento, caminhões pipas retiraram as águas contaminadas, com funcionários sendo instruídos a instalarem barreiras físicas de contenção”.

O JB Litoral tentou contato com o CIETec – Complexo Industrial Ecotecnológico, responsável por administrar o Aterro Municipal, mas não obteve respostas sobre a ocorrência, que deixou moradores estarrecidos, já que o mau cheiro no local podia ser sentido dentro das casas.

Uma equipe do Instituto Água e Terra recolheu o material para fazer análises laboratoriais a fim de entender a dimensão do vazamento. Segundo a Semma “a empresa será notificada a apresentar o relatório das ações tomadas, a Semma também estará atenta aos desdobramentos do caso com intuito de tomar as medidas administrativas”.

Comissão de Saúde, Educação, Assistência Social e Meio Ambiente da Câmara de Paranaguá (foto: Oseias Bisson/ redes sociais)

Vereadores membros da Comissão de Saúde, Educação, Assistência Social e Meio Ambiente da Câmara de Paranaguá estiveram no local. Eles receberam explicações da empresa, que mostrou onde ocorreu o rompimento. O Vereador Oséias Bisson, representante da região, afirmou que foi feita a verificação do problema e foi encaminhado para os órgãos competentes um pedido para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Moradores afirmam que esta não é a primeira vez que o chorume vaza e atinge o riacho.