Secretária de Gabinete Institucional, Christiane Yared, ministra palestras sobre consciência no trânsito em Paranaguá


Por Amanda Batista Publicado 31/05/2023 às 18h54 Atualizado 18/02/2024 às 12h50

Na tarde da última quarta-feira (24), a secretária municipal de Gabinete Institucional, Christiane Yared, promoveu uma de suas palestras sobre consciência no trânsito para funcionários do Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário de Paranaguá (OGMO/Pguá). A atividade, realizada em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito de Paranaguá (Sumtran), faz parte do calendário de ações do Maio Amarelo, um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito.

Durante a palestra, Yared falou sobre histórias reais de famílias que perderam parentes para tragédias no trânsito e, ainda, destacou a importância das ações individuais para a redução dos acidentes.

Durante os oito anos em que estive no Congresso Nacional, consegui aprovar quatro leis importantes relacionadas à segurança no trânsito e mais 700 pequenas leis dentro de projetos que pude modificar. Porém, percebi que apenas o conhecimento é capaz de mudar comportamentos e prevenir acidentes; não basta fazermos leis, é preciso conscientizar”, disse a palestrante, que também é ex-deputada federal.

Dentre os casos narrados, a secretária contou a história da morte do filho, Gilmar Rafael Souza Yared, de 26 anos, morto na noite de 6 de maio de 2009 num acidente de trânsito, e cuja cabeça foi encontrada a 40 metros do carro. O acidente foi causado pelo então deputado estadual Luiz Fernando Carli Filho, que dirigia alcoolizado a 170 quilômetros por hora, de acordo com os laudos periciais.

Após a tragédia, a então confeiteira sentiu a necessidade de fazer algo para evitar que outras mães passassem pelo mesmo sofrimento. A partir dali Yared começou a dar palestras sobre conscientização no trânsito em Curitiba, onde ministrou mais de 2 mil conferências sobre o tema e, depois, expandiu sua atuação para todo o país.

Acredito que o conhecimento é essencial para mudar o comportamento das pessoas. Quando elas entendem os riscos e as consequências dos acidentes de trânsito, se tornam mais conscientes e tomam decisões mais seguras. É por meio do conhecimento que podemos promover a segurança no trânsito e evitar tragédias”, argumenta.


Acidentes em Paranaguá


Em Paranaguá, somente em 2022, foram registrados 719 acidentes, com 1.575 pessoas envolvidas, sendo 8 óbitos e 163 feridos. Dentre as principais ocorrências, estão abalroamento lateral (205), quando um carro é atingido na lateral, por outro veículo; colisão traseira (140), caso em que o veículo da frente recebe todo impacto daquele que está atrás, e abalroamento transversal (130), quando há impacto entre a frente de um veículo e lateral do outro.

A maioria dos acidentes acontece nas vias longas da cidade, dentre elas, a Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto (98), Avenida Ayrton Senna (50) e Avenida Roque Vernalha (43).

Trabalhamos para incentivar a prevenção e educação nas vias, mas as ações individuais são determinantes na prevenção de acidentes, como respeitar o semáforo, o limite de velocidade e não usar celular ao dirigir. Se cada um fizer a sua parte, garantimos um trânsito mais seguro, humano e sustentável para todos”, conclui a gestora da Sumtran, Renata Lopes.