Sem nova concessão e contrato começando, ferry de Guaratuba não cobrará tarifa a partir da madrugada desta sexta-feira (11)


Por Flávia Barros Publicado 09/08/2023 às 02h32 Atualizado 18/02/2024 às 19h38
Tarifa não será cobrada até o final do ano, ou seja, começo de temporada ainda com ferry de graça. Foto: Arquivo/Prefeitura de Guaratuba

Em meio a tantas e frequentes notícias de aumento de preços, uma informação chamou a atenção e agradou os usuários da travessia da baía de Guaratuba, no final da tarde dessa terça-feira (8). O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), formalizou a assinatura do novo contrato para operação do serviço público de transporte coletivo aquaviário de passageiros, veículos e cargas: o ferry boat de Guaratuba, cuja cobrança da tarifa está com as horas contadas.

Sem concessão e de graça

A Internacional Marítima Ltda. foi a vencedora da licitação e ficará encarregada de operar a travessia pelo prazo de 25 meses. O contrato entra em vigor no primeiro minuto desta sexta-feira (11). Segundo o governo do estado, com a mudança, deixará de ser cobrada a tarifa para embarque, inicialmente até o final do ano, podendo ser prorrogada por mais tempo, caso seja necessário. Ou seja, nada de contar as moedas para pagar a travessia, mas só a partir de sexta, quem utilizar o serviço nesta quarta e quinta-feira, vai pagar de R$ 8,90 (veículos de passeio) a R$ 80,10 (caminhão especial).

Ainda de acordo com o governo, a isenção ocorre porque não foi realizada uma nova concessão, já que o prazo de operação será de apenas dois anos, até a construção da Ponte de Guaratuba. O volume anual médio de tráfego da travessia da baía de Guaratuba é de 1.359.990 veículos.

Investimentos

Embora não vá cobrar as tarifas (pelo menos por enquanto), o investimento no novo acordo é de R$ 131 milhões. Ele prevê os serviços e a aquisição de materiais para manutenção dos ferry boats, pontes e flutuantes, disponibilização de até três conjuntos de balsa + rebocador (ou ferry boats, além dos três que já estão disponíveis) com capacidade de transporte simultâneo de 180 veículos de passeio, estrutura flutuante para manutenção, rebocador para apoio, painel de mensagens variáveis em LED, guindaste móvel sobre pneus, fornecimento de combustível e contratação de toda a mão de obra necessária para a operação.

A remuneração será feita pelo DER/PR diretamente para a empresa, de acordo com medição mensal dos serviços executados. Durante este intervalo o Governo do Paraná vai analisar a possibilidade da cobrança de tarifa, a partir de 2024, para cobrir parcialmente os custos da travessia.

Como garantir a tarifa zero

Os usuários deverão continuar passando pelos guichês, retirando um tíquete com valor R$ 0, para garantir a organização da travessia, respeitando a capacidade operacional das embarcações. O DER/PR solicita que os usuários se organizem de modo a evitar formação de filas na véspera da isenção, causando transtorno para moradores e demais usuários.

Restrições de circulação

Serão mantidas as restrições ao tráfego de caminhões na travessia, em vigor desde o ano passado:

– 0h até as 08h: Sem restrição de eixos ou comprimento, tendo Peso Bruto Total (PBT) de 26 toneladas;

– 08h até as 12h: Sem restrição de eixos ou comprimento, tendo PBT de 26 toneladas, devendo obrigatoriamente passar pela balança afim de aferir a carga;

– 12h até as 19h: Não podem utilizar a travessia veículos com mais de três eixos e/ou superiores a 14 metros de comprimento, com exceção do transporte coletivo de passageiros e veículos prestadores de serviços públicos (ambulâncias, etc);

– 19h até 0h: Sem restrição de eixos ou comprimento, tendo PBT de 26 toneladas.