Site da Câmara de Matinhos terá área para divulgação de vagas de trabalho e cadastro de currículos
Na segunda-feira (17), a Câmara dos Vereadores de Matinhos aprovou de forma unânime o Projeto de Lei nº 016/2023, de autoria do vereador Rodrigo Gregório dos Santos (Podemos), que institui a criação de um banco de vagas e currículos no site do Poder Legislativo do município.
De acordo com o projeto, que seguirá para sanção do prefeito José Carlos do Espírito Santo (Podemos), a Câmara deverá criar um link em sua página oficial destinado ao cadastro virtual de currículos à população em geral, bem como às empresas locais que desejem divulgar vagas de emprego.
O vereador conta que resolveu criar a proposta ao perceber que diversos órgãos já tinham aderido à ideia. “Algumas Câmaras Municipais do Brasil já disponibilizam o serviço do Banco de Currículos no site oficial do Poder Legislativo com o objetivo de auxiliar munícipes e empresas a preencherem vagas de emprego”, afirma.
Segundo Rodrigo, muitos moradores pedem ajuda aos parlamentares para conseguir um emprego ou para elaborar o curriculum vitae. “Existe um alto índice de desemprego e tudo o que pudermos fazer para amenizar o problema é válido. Considerando o grande número de pessoas que nos procuram buscando auxílio nesta área, percebemos a necessidade de criar esta ferramenta, contribuindo assim na elaboração, inclusão e divulgação de currículos e vagas de trabalho”, explica.
Saldo negativo de vagas
Desde o início do ano, Matinhos registrou 759 admissões e 924 desligamentos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que resultou num saldo negativo de 165 vagas.
“Em nossa cidade, medidas vêm sendo tomadas para que os moradores busquem qualificação para o mercado de trabalho. Dentre elas, está o Centro Comunitário Profissionalizante Mario Braga, que oferece diversos cursos de capacitação, sob o comando da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Senac, o Senar e o Provopar. Agora, a criação do Banco de Currículos só vem a somar”, ressalta a funcionária da Agência do Trabalhador, Evelize Domingues.
Cadastro
Assim que o projeto se tornar lei, a Câmara deverá incluir em seu site um link específico para que a população se cadastre no Banco de Currículos. Desta forma, o interessado preencherá o formulário disponível na página, composto por: nome completo; data de nascimento; endereço; cidade; estado; formação acadêmica; informação complementar e upload de currículo em PDF.
O documento ficará disponível para consultas no site por um período de, no máximo, seis meses. Após esse tempo, deve ser atualizado pelo próprio usuário.
As empresas interessadas deverão protocolar na Câmara Municipal de Matinhos o devido cadastro, bem como a autorização da divulgação de sua razão social e preencherão o formulário de oferta de vaga com as seguintes informações: dados da empresa; vaga disponível; descrição sobre a vaga; exigências e benefícios.