Paranaguá dá destino correto a três toneladas de pneus inservíveis por mês


Por Redação Publicado 23/07/2021 às 13h47 Atualizado 16/02/2024 às 08h10

Há dez anos Paranaguá controla a contaminação do solo e da água por pneus descartados de maneira ambientalmente incorreta. Em 2011, o município começou a implantar um sistema de logística reversa que só no ano de 2020 deu conta de pouco mais de três toneladas de resíduos de pneus inservíveis.

Desde a promulgação da Lei Federal 12.305/2010, os municípios brasileiros devem lidar com a gestão dos resíduos sólidos pelo município. De acordo com a legislação, o município atua no sentido de dar o destino correto ecologicamente aos pneus. No entanto, ao contrário do que se possa imaginar, essa obrigação não deve gerar custos ao município. É o que diz o secretário de Meio Ambiente do município, Vinícius Yugi Higashi. “O sistema de logística reversa deve ser estruturado e implementado de forma independente do serviço público de limpeza urbano, este sim, responsabilidade da Prefeitura”, explica.

A legislação coloca que produtos com grande impacto ambiental devem ser encaminhados aos fabricantes pelos próprios consumidores e a coleta deve ser realizada pelos produtores de maneira independente do serviço público usual de coleta de lixo. O recurso para que essa coleta especial se dê, vem da União. Para que o município possa recebê-lo, é necessário que ele cumpra uma série de requisitos, dentre eles a implantação da coleta desses resíduos mais poluentes – pilhas, agrotóxicos, óleos lubrificantes, lâmpadas, pneus e eletrônicos – de forma cooperada com os fabricantes.

“A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMMA, buscou empresas e instituições ligadas à coleta, transporte, descaracterização e destinação final de pneus inservíveis, de acordo com a legislação pertinente”, explica Higashi.

De acordo com ele, em 2013, o Executivo passou a mediar a organização e a integração das empresas para atuarem no programa de logística reversa e a colaborar para que o sistema passasse a funcionar. “Atualmente a SEMMA acompanha a execução do sistema, registra a coleta dos pneus inservíveis gerados no município e autoriza seu transporte para a destinação final, ambos ambientalmente adequados e sem nenhum ônus aos cofres públicos”, finaliza o secretário.  

Parcerias

Assim sendo, em 2018, a prefeitura firmou uma parceria com a empresa Reciclanip, entidade especializada em responsabilidade pós-consumo, criada pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). O trabalho consiste na coleta e destinação de pneus inservíveis, que são os que apresentam danos irreparáveis em sua estrutura. A Reciclanip gerencia o processo de logística reversa dos pneus inservíveis para a indústria desde 1999. “O projeto teve início em 1999, com o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip)”, explica Thamyris Barbosa, da equipe de assessoria de imprensa da Reciclanip.

Existem no município, de acordo com o Higashi, 15 pontos de coleta desses produtos. São borracharias que recebem os pneus e estocam para que a empresa responsável recolha e encaminhe para os procedimentos necessários fechando, assim, o ciclo do pneu. A Xibiu Reciclagem de Pneus, criada em 2003, é a empresa que, em parceria com a Reciclanip, opera a coleta, o transporte e a descaracterização dos pneus inservíveis, encaminhando o triturado para reaproveitamento ou destinação no coprocessamento em fornos de cimenteiras, para a laminação, utilização em artefatos de borracha e como base para massa asfáltica”, explica o secretário.

Para ele é importante que os cidadãos de Paranaguá se responsabilizem em devolver os resíduos a pontos de coleta. “Os consumidores são fundamentais para a devolução dos resíduos gerados por produtos ‘pós-uso’ – pneus, lâmpadas, eletroeletrônicos, pilhas, baterias, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes”. Além disso, o secretário lembra que cada município é responsável pelo manejo de seus resíduos, o que torna os pontos de coleta da cidade exclusivos para descartes locais.

Pontos de Coleta:


Os pontos de coleta de pneus inservíveis cadastrados pela Xibiu, em Paranaguá, são:

  • Polaco’s Borracharia – Vila Industrial
  • Borracharia Carreteiro – Emboguaçú
  • Recapadora de Pneus Maringá – D. Pedro II
  • Borracharia São Cosme e Damião Ltda – Alexandra
  • Borracharia Siqueira – Tuiuti
  • Borracharia Paranaguá – Pq. São João
  • Borracharia Pitanga – João Gualberto
  • Borracharia Pai e Filho – 29 de Julho
  • Paraná Pneus – Vila Paranaguá
  • Borracharia Oeste – Vila Industrial
  • Borracharia Bin Laden – Pq. São João
  • Borracharia do Adalton – Alexandra
  • Recapadora Sudoeste Pneus Ltda – Pq. São João
  • Posto de Molas e Borracharia Eloy – Pq. São João
  • Posto de Molas Machado – Vila São Jorge