Soma de chuvas e maré cheia causou transtornos nos bairros centrais na sexta (13)


Por Luiza Rampelotti Publicado 14/01/2023 às 10h34 Atualizado 18/02/2024 às 02h34

As chuvas que caíram na noite de sexta-feira (13) causaram transtornos em algumas regiões de Paranaguá. Nas redes sociais, é possível ver imagens de ruas alagadas e intransitáveis, bem como do Terminal Urbano embaixo d’água.

Ao JB Litoral, a Defesa Civil Municipal explicou que a situação de inundações foi pontual. “Em alguns locais, como a Vila Guarani, por exemplo, a chuva caiu somente alguns minutos, e as ocorrências foram mais relacionadas a raios; no Jardim Samambaia caiu um pouco mais de chuva, mas nesses dois casos, a água não chegou a influenciar nas casas, apenas nas ruas”, informa.

Área central, próximo à Estação Ferroviária, ficou intransitável por alguns minutos. Foto: Kaique Luiz Mello

Além disso, os bairros Bockeman e Leblon registraram falta de luz por conta das chuvas e raios. Já a Vila Becker e Vila Guarani também tiveram as ruas alagadas. As colônias rurais de Paranaguá não tiveram registros de alagamentos ou outras intercorrências, porém, o Morro Inglês ficou parcialmente sem energia no período da noite.

A região mais afetada pelas chuvas foi a área central e Costeira. A Defesa Civil afirma que isso aconteceu devido à soma da cheia da maré e ao vento. “A situação da Costeira foi influência de galerias, maré e muita chuva. Pois na região do Centro, caiu muito mais água, durante um período maior de tempo”, diz.

Uma vez que o nível do mar estava alto e as galerias pluviais possivelmente obstruídas, criou-se o bloqueio do escoamento das águas, conforme a Defesa Civil. “O centro foi o local onde teve o maior acumulado de água, porém, foram mais transtornos do que danos materiais. Assim que a chuva cessou, as áreas alagadas foram sendo escoadas e o centro retornou à normalidade”, finaliza.