Transporte escolar em Guaraqueçaba está suspenso devido às condições da PR-405
A Secretaria Municipal de Educação de Guaraqueçaba anunciou a suspensão temporária do transporte escolar terrestre no município, especificamente na PR-405, desde a última sexta-feira (11). A medida foi tomada devido às condições extremamente precárias da estrada, agravadas pelas fortes chuvas que têm atingido a região nos últimos dias. A paralisação ocorre por tempo indeterminado.
Ao JB Litoral, o secretário municipal de Educação, Sidney França, informa que a suspensão do transporte escolar é uma medida necessária para garantir a segurança dos alunos e condutores. “A estrada encontra-se extremamente deteriorada, e as chuvas recentes só pioraram a situação. É inviável transportar nossos alunos nessas condições“, afirma. Ele acrescenta que, enquanto as condições da estrada não melhorarem, não há previsão para o retorno do transporte escolar.
Segundo o secretário, cerca de 300 alunos estão em casa por falta do transporte. “Destes, 70 alunos, aproximadamente, são da Rede Municipal de Ensino e o restante da Rede Estadual. A Rede Municipal já adotou medidas para os estudantes trabalharem com apostilas nesta semana, até a situação voltar à normalidade”, diz.
França ainda revela que, durante o período de férias escolares, a Secretaria de Educação realizou a manutenção em todos os veículos do transporte escolar. Contudo, em apenas 15 dias de aula, três já estão quebrados.
“A Secretaria de Educação investiu cerca de R$ 100 mil para realizar as manutenções, e o recurso que recebemos para este fim acaba se tornando insuficiente, porque temos mais alguns meses de aula e sabemos que durante esse período sempre tem problemas nos ônibus”, conta.
PR-405
A PR-405, com seus 76 quilômetros de extensão de chão batido, é considerada pelos moradores de Guaraqueçaba como o principal fator de isolamento da cidade. O trajeto de carro pode levar até quatro horas, enquanto ônibus e caminhões podem demorar o dobro desse tempo para percorrer o trecho. Buracos ao longo da rodovia são comuns e, em períodos chuvosos, as condições se agravam consideravelmente.
Desde julho de 2022, o Governo do Estado optou por terceirizar os serviços de manutenção e conservação da PR-405. A empresa Hellman Construtora de Obras Ltda venceu a licitação para realizar esses serviços, que têm um custo total superior a R$ 6,3 milhões e estão programados para serem executados ao longo de dois anos. O projeto de trabalho contempla a regularização do leito da rodovia com o uso de motoniveladoras, melhorias no subleito, cascalhamento, instalação de bueiros tubulares de concreto, escavações para saída de água e outras intervenções para melhorar a trafegabilidade e a drenagem em condições de chuva e córregos.
A PR-405 tem início dentro de Guaraqueçaba, onde é nomeada como Avenida Ararapira, em frente ao ponto de ônibus intermunicipal. Ela atravessa uma área de proteção ambiental até se conectar com a PR-340, na localidade conhecida como Cacatu.
A expectativa é que a empresa contratada execute as melhorias planejadas para que, gradativamente, o transporte escolar possa ser retomado e a conectividade da cidade seja reestabelecida.