Turismo em alta: Litoral recebe mais de 8,2 mil turistas de cruzeiros internacionais em 2023


Por Luiza Rampelotti Publicado 30/12/2023 às 18h50 Atualizado 19/02/2024 às 09h14
As operações de embarque e desembarque, inéditas no Paraná, ocorrem todas as sextas-feiras até o dia 8 de março de 2024. Foto: Prefeitura de Paranaguá

O ano de 2023 foi marcado por um impulso significativo no setor turístico do Litoral do Paraná, impulsionado pela parceria entre o Governo do Estado e os navios de cruzeiros da MSC. Os números revelam o sucesso, com mais de 8,2 mil passageiros e tripulantes desembarcando na região ao longo de seis paradas do navio no Porto de Paranaguá, resultando em uma média de 1,3 mil pessoas por atracação. Essas operações de embarque e desembarque, inéditas no Paraná, ocorrem todas as sextas-feiras até o dia 8 de março de 2024.

Os visitantes são classificados como “passageiros em trânsito”, que, durante um roteiro de sete dias a bordo do navio, têm a oportunidade de explorar os atrativos turísticos locais ao desembarcarem nas cidades de Paranaguá, Itajaí (SC), Buenos Aires e Montevidéu. Na última sexta-feira (29), turistas de diversas partes do mundo, incluindo Macedônia, Chile, Argentina, República Dominicana e Uruguai, desembarcaram em Paranaguá.

Opções turísticas

Os visitantes em trânsito são recepcionados na Praça de Eventos Mário Roque, em Paranaguá, onde podem explorar opções de pacotes turísticos oferecidos por empresas dos sete municípios do Litoral. Entre as atrações, estão passeios para a Ilha do Mel (40 minutos de barco), as belas praias de Matinhos e Pontal do Paraná, além de visitas aos centros históricos de Paranaguá, Antonina e Morretes. Destaca-se também o passeio de trem Caiçara (Morretes-Antonina), realizado pela única Maria Fumaça em operação no Paraná.

Slider 4
Fonte interativa na Praça Mário Roque, em Paranaguá, tem sido a sensação do local. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Em Paranaguá, os turistas têm a oportunidade de explorar o Aquário Marinho, o Museu de Arqueologia, o Mercado Central e diversos edifícios históricos, além do comércio local. A projeção da Prefeitura é que a chegada dos navios de cruzeiros ao porto parnanguara resulte na geração de mais de mil empregos diretos e indiretos, além de injetar mais de R$ 25 milhões na economia da região.

*Com informações da AEN