Vereador causa polêmica ao classificar secretarias como ‘cabides de emprego’ em Paranaguá


Por Redação Publicado 13/09/2023 às 17h11 Atualizado 18/02/2024 às 23h21

Na última segunda-feira (11), o vereador Irineu Cruz (Republicanos), de Paranaguá, causou polêmica durante sua participação na sessão da Câmara Municipal. Durante o discurso, o parlamentar fez duras críticas à gestão municipal, destacando, o que chamou de “secretarias obsoletas“.

O vereador, conhecido por sua postura crítica em relação à administração municipal, afirmou que o Município possui “Secretaria de Inclusão, disso e daquilo“, insinuando que essas secretarias existem apenas para “empregar a companheirada, a parentada [dos gestores municipais], e gastar o dinheiro com folha de pagamento“.

Veja o momento em que o parlamentar faz as declarações, no momento em que defendia que novos guardas municipais não seriam chamados devido a um suposto estouro de limite prudencial por parte do Executivo:

Reação

A declaração provocou reações imediatas entre os funcionários das secretarias mencionadas. Uma das respostas veio da secretária municipal de Inclusão, Camila Leite.

Em um comunicado oficial, ela lamentou as palavras de Irineu Cruz e defendeu a importância do trabalho desempenhado pela pasta. “Suas palavras, ao desqualificar a relevância de nossa secretaria, desconsideram o árduo trabalho que realizamos para construir uma sociedade mais inclusiva e justa“, disse.

A secretária também rebateu a ideia de que a inclusão seja obsoleta.

Repudiamos veementemente a ideia de que a inclusão seja obsoleta. Pelo contrário, ela é uma busca constante de superação de barreiras, preconceitos e desigualdades que afetam a vida de muitos de nossos concidadãos“, afirmou.