Entidades esportivas recebem R$ 2.3 milhões para promover atividades nos espaços “Meu Campinho”


Por Redação JB Litoral Publicado 15/05/2021 às 08h51 Atualizado 16/02/2024 às 02h16

Por Luiza Rampelotti

A importância da prática do esporte é reconhecida universalmente. Crianças, jovens, adultos ou idosos só recebem benefícios caso sejam praticantes – como uma boa saúde física e mental. Pensando nisso, desde 1992, Paranaguá possui um programa de apoio ao esporte.

Em 2017, o projeto foi atualizado, passando a se chamar Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte – PROESPORTE, que promove a aplicação de recursos financeiros em projetos de fomento a práticas esportivas formais e não-formais e ao desenvolvimento do esporte.

Além disso, para continuar incentivando a população a realizar atividades de lazer, a administração municipal, desde 2019, implantou o projeto “Meu Campinho” em vários bairros da cidade, que conta com quadra de grama sintética com iluminação, academia de ginástica ao ar livre e um espaço recreativo infantil.

Atividades esportivas serão realizadas nos espaços “Meu Campinho”, em diversos bairros da cidade. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Na segunda-feira (03), a prefeitura anunciou que os espaços denominados “Meu Campinho”, fechados por conta da pandemia, para evitar aglomeração, serão reabertos para atender as crianças e adolescentes que participarão de atividades de iniciação esportiva, esporte de rendimento, qualidade de vida e promoção de saúde, promovidas por associações esportivas, beneficiadas com uma quantia próxima aos R$ 2.3 milhões em recursos municipais oriundos de convênios firmados com a Secretaria Municipal de Esporte.

“Até agora, com a pandemia, e a necessidade de conservar os cuidados de segurança para evitar a Covid-19, tivemos que manter cautela. Mas acreditamos que a vacinação vai ajudar a reduzir os riscos e poderemos retomar as atividades esportivas com todos os cuidados necessários”, diz o prefeito Marcelo Roque (Podemos).

Valores diferentes para cada entidade

19 entidades esportivas beneficiadas receberão valores distintos, uma vez que os critérios serão diferenciados. Elas realizam atividades com crianças e adolescentes de diferentes bairros e desenvolvem a prática do handebol, voleibol, futebol, capoeira, karatê, entre outras modalidades esportivas. Confira a relação:

  • 01 Associação de Handebol de Paranaguá
  • 02 Associação Ágatha de Vôlei de Praia
  • 03 Associação Amigos do Basquetebol de Paranaguá
  • 04 Associação Monte Sião
  • 05 Associação de Pais e Amigos do Futsal
  • 06 Novo Esporte do Litoral Paranaense
  • 07 Associação de Esporte Cultural e Lazer Geração do Bem
  • 08 Associação Paraolímpica de Paranaguá
  • 09 Associação Esportiva e Recreativa Seleto
  • 10 Associação Vale do Tigre de Karate Goju-Ryu
  • 11 Associação Amigos do Esporte
  • 12 Liga Litoral de Tênis de Mesa
  • 13 Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Filhos da Gaviões
  • 14 Grêmio Recreativo São Vicente
  • 15 Associação dos Atletas Amadores de Jiu-Jitsu
  • 16 Associação Desportiva, Cultural e Artística de Capoeira do Paraná
  • 17 Associação Cultural Candeias de Capoeira de Paranaguá
  • 18 Associação de Voleibol Paraolímpico do Litoral
  • 19 Associação Desportiva e Cultural de Paranaguá

Parceria é fundamental

Renan Rippel, presidente e coordenador geral da Associação Ágatha de Vôlei de Praia, destaca a importância do apoio municipal para a continuidade do funcionamento das entidades esportivas. “Essa parceria com a Secretaria de Esportes é estritamente importante para que possamos continuar fazendo esse trabalho social e socioesportivo com as crianças de nossa cidade. Sem essa parceria, é quase impossível realizar o projeto e o financiamento dos funcionários. Além disso, os eventos são todos custeados com a lei de incentivo municipal”, diz.

A parceria entre a associação e prefeitura já existe há 13 anos, desde o início do projeto. “Não teria como existir esse projeto sem essa parceria com a prefeitura, isso é o que dá base para conseguirmos realizar todas as ações de eventos esportivos, recreacionais, competições e o dia a dia de aulas”, conclui.

O secretário de Esporte, Helton Ambrósio, ressalta a importância da parceria entre o Município e as associações. “O esporte, enquanto atividade física organizada, é importante não apenas para o desenvolvimento físico e motor, mas também para o desenvolvimento social das crianças. Isso porque, a partir da prática de esportes, elas desenvolvem força óssea e muscular, além de melhorarem o desenvolvimento físico”, diz.

Para ele, ao incentivar o jovem e adolescente a praticar esporte, o Município tem os auxiliado a criar uma rotina mais saudável, que favorece sua qualidade de vida bem como sua composição corporal, com aumento de massa muscular e diminuição de gordura.

Pista de skate deve ser entregue nesta semana

Além da reabertura dos espaços “Meu Campinho”, a pista de skate deve ser entregue, totalmente reformada, nesta semana. “Este será mais um espaço reformado que entregamos à população como foi com todos os projetos “Meu Campinho”, com o complexo de natação e a Arena Albertina Salmon”, finaliza o prefeito.