No topo do ringue: atletas de Paranaguá conquistam ouro em competição nacional de Muay Thai


Por Amanda Batista Publicado 13/12/2023 às 10h14 Atualizado 19/02/2024 às 07h43
Os atletas conquistaram medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro Interclubes de Muay Thai, em Balneário Camboriú. Foto: Arquivo pessoal.

Em Paranaguá, a ascensão das artes marciais já é uma realidade, e neste mês de dezembro, dois atletas fizeram valer a fama da cidade em uma competição nacional. O jovem Diego do Rosário Pereira, 17 anos, e veterano Osmail Agostinho Dias, 34 anos, conquistaram medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro Interclubes de Muay Thai, realizado nos dias 2 e 3 de dezembro, em Balneário Camboriú.

O jovem Diego pratica a arte marcial há três anos. Apesar da pouca idade, sua trajetória no esporte já rendeu conquistas notáveis, como o vice-campeonato na Copa Diamante Boxing Stadium, em Santa Catarina, onde foi reconhecido pela melhor luta do evento. Além disso, foi consagrado campeão paulista na categoria 55kg no Desafio Jab Direto, em uma luta de kickboxing.

A lista de feitos é longa, mas o ápice das vitórias foi neste mês de dezembro, quando se tornou campeão medalhista de ouro no IV Campeonato Brasileiro Interclubes de Muay Thai e no 1st South American Friendship Cup.

Com a medalha, Diego garantiu uma vaga para o Arnold Classic 2024, onde buscará a oportunidade de se classificar para o mundial e, futuramente, almeja entrar na ONE Championship, a maior organização de MMA da Ásia.

A fim de conquistar o reconhecimento internacional, o atleta mantém uma rotina rígida de treinos. Segundas, quartas e sextas são dedicadas ao Muay Thai, enquanto terças, quintas e sábados são reservadas para corrida e musculação. Recentemente, ele intensificou ainda mais os treinos, com duas sessões diárias, incluindo corridas e sparring. 

Segundo o atleta, mais do que esforço, a lista de vitórias é fruto do apoio da família, dos amigos e da equipe da academia Ultras Muay Thai Team, liderada pelo Professor Hebert. “Sou muito grato a todos que me apoiam e acreditam em mim, foi com a ajuda deles e do meu patrocinador Elder Barber que alcancei o ouro no campeonato brasileiro”, destaca.

Rumo ao Arnold Classic

Quem também se consagrou campeão no Campeonato Brasileiro de  Muay Thai foi o atleta parnanguara Osmail Agostinho Dias, de 34 anos, com 5 anos de experiência nas artes marciais. Neste ano, ele ainda foi campeão do Internacional Coliseum Championship.

“Participei de diversos eventos ao longo desse ano que foram fundamentais para a construção do meu nome no cenário nacional. Essas experiências me renderam a visibilidade necessária para receber o convite para o Brasileiro, ao que eu prontamente aceitei”, afirma o competidor. “A vitória neste torneio não apenas solidificou meu nome, mas também me garantiu uma vaga no Arnold Classic Muay Thai de 2024, que será realizado em São Paulo”, explica.

Para chegar à competição com o shape em forma, Agostinho tem uma rotina de treino intensa: nas segundas, quartas e sextas-feiras, ele se dedica ao Muay Thai, enquanto as terças, quintas e fins de semana faz musculação.

“Meu próximo objetivo é chegar ao Arnold Classic em plena forma porque além da vitória, também quero conquistar uma vaga no Number One Muay Thai. Estou determinado a conseguir esse lugar e fazer valer minha trajetória no Muay Thai”, conclui o lutador.