Paranaguá e Curitiba sediarão Festival Nacional de Capoeira


Por Redação JB Litoral Publicado 28/02/2018 às 15h55 Atualizado 15/02/2024 às 01h37

 As cidades de Paranaguá e Curitiba sediarão o IX Festival Cultural Nacional da Arte Capoeira, entre os dias 16 e 18 de março, reunindo mais de 300 pessoas, entre alunos e mestres capoeiristas.

Idealizado pela ABADÁ-CAPOEIRA, associação que promove no Brasil e em outros países a prática desse patrimônio cultural brasileiro, o evento busca mostrar que a capoeira é uma forma de resgate e valorização do indivíduo. O Festival tem o patrocínio da Cattalini Terminais Marítimos.

Na programação do Festival estão previstas oficinas, roda de capoeira feminina, batizado, troca de cordas e aulões. Em Paranaguá, as atividades serão realizadas no dia 16 de março, na praça Mário Roque e no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, no Centro Histórico. A programação terá início às 10 horas e a abertura oficial do evento acontecerá às 18 horas.  Em Curitiba, as ações acontecerão nos dias 17 e 18 de março, na Praça Osório, Memorial de Curitiba, Palácio Garibaldi e Ruínas São Francisco.

O Festival contará com a presença de Mestres conhecidos nacional e internacionalmente, enfatizando a troca de experiências entre os profissionais da área e os alunos iniciantes. Estarão presentes: Mestre Camisa (fundador do Abadá-Capoeira), Mestre Bode (Santa Catarina), Mestre Matraca (Paraná), Mestre Tiara (Paraná), Mestre João Grande e Mestre Edna Lima (EUA).

Oficinas

Como desdobramento desse grande evento, o ABADÁ-CAPOEIRA oferece oficinas de capoeira durante o ano para mais de 150 alunos, entre adultos e crianças. Na capital, as aulas acontecem na Associação Cultural de Capoeira do Estado do Paraná (ACCEP), localizada no bairro Cajuru. No local, são atendidas as comunidades das Vilas Camargo, Santíssima Trindade, Autódromo, São Domingos e São João Del Rey.

Em 2018, o projeto abrangerá a cidade de Paranaguá atuando em 3 escolas públicas com aulas de capoeira. Com a extensão do projeto para o Litoral, a intenção é alcançar 300 alunos, com a perspectiva da reforma da atual sede e a consolidação do patrocínio do Festival pela Cattalini Terminais Marítimos.

Fonte: Imprensa Cattalini