Paranaguá ganha “boom” de procura por skates, após medalhas e nova pista


Por Redação Publicado 02/08/2021 às 13h59 Atualizado 16/02/2024 às 09h04

Um “rolêzinho” pela nova pista de skate “Edlei Antonio da Silva”, no Aeroparque, é o suficiente para encantar muitos parnanguaras. Com dois grandes representantes brasileiros conquistando medalhas de prata na primeira participação em uma Olimpíada, após o skate ter sido incluído como esporte olímpico, a população voltou seus olhos para essa modalidade em Paranaguá, o street skate.

O prefeito Marcelo Roque, do Podemos, inclusive virou alvo de “memes” na internet, sugerindo que ele seria um “skatista representando o Brasil”. A brincadeira surgiu justamente após a inauguração da nova pista, que tem os padrões de um verdadeiro skate parque. “Eu assisti, ao vivo, a batalha e a luta da Rayssa, mas isso mostra que uma menina de 13 anos representa o nosso país. Por isso também, que eu fico feliz com a pista de skate aqui, que não deixa a desejar para nenhum espaço, inclusive até fazendo a comparação com a do Japão, a nossa é quase que idêntica, o que facilita termos mais para a frente os nossos campeões”, declarou o prefeito.

O JB Litoral conversou com lojistas que vendem artigos para a prática da modalidade na cidade e o resultado, tanto das medalhas conquistadas nas olimpíadas quanto com a construção da pista no Aeroparque, foi um aumento na procura por skates e equipamentos para a prática.

Jorge dos Santos é um dos skatistas que representam a cidade em campeonatos estaduais e nacionais (foto: Arquivo pessoal)

“A pista era o sonho de todo skatista, é uma das melhores do Brasil sem dúvida, já tem um formato moderno de pista que é usado em grandes eventos como as Olimpíadas. A pista tem estrutura suficiente para receber até um campeonato brasileiro”, exaltou Felipe Luiz Alves, empresário do setor, que possui duas lojas em Paranaguá que vendem artigos para a modalidade, a XFactor e a X More.

“Na verdade, o skate sempre foi popular, tendo um grande número de praticantes. Já atingimos o segundo lugar de esporte mais praticado no Brasil. Com a recessão, tivemos sim uma queda nas vendas, mas com a notícia que o skate seria incluído como esporte olímpico deu uma reagida. Com as medalhas de Kelvin e da Rayssa, já sentimos o aumento de procura por skates. Não podemos deixar de ressaltar que também o aumento em Paranaguá se deve à inauguração da nova pista”, explicou o empresário.

Segundo o comerciante, o aumento nas vendas em 2021 foi de 45 a 50%. Com procuras, principalmente pelos skates, mas também por artigos relacionados, como equipamentos, roupas e calçados.

Representante parnanguara

Representando a cidade, o skatista de 23 anos, Jorge dos Santos, já carrega 15 anos de experiência praticando a modalidade. Nesse período, ele conquistou quatro Campeonatos Paranaenses, além de premiações pelo Catarinense e participações em eventos por todo o Brasil. “O skate ganhou muito com a construção da pista, já está aparecendo muitos skatistas novos aqui na nossa cidade”, destacou o atleta.

Sobre as medalhas, ele comenta que trouxe ainda mais destaque para a modalidade. “Achei muito legal! Felizmente as medalhas do Kelvin e da Rayssa vieram, as duas primeiras medalhas do Brasil. Sem dúvidas o skate mostrou que é um esporte muito divertido e diferente de todos os outros. Abrindo a mente de muita gente que sempre marginalizou o esporte”, explicou Jorge.

Com vídeos gravados em grandes pontos turísticos de Paranaguá, Matinhos e Curitiba, ele mostra a sua desenvoltura e também aproveita para dar dicas para os iniciantes. “Para você que está começando agora, saiba que o skate é família, diversão e união. Não é fácil e nunca vai ser.  Mas sem dúvidas, esse “carrinho” pode te fazer viver momentos inesquecíveis e levando a lugares que você nunca imaginou”, concluiu.

Por Marinna Protasiewytch