Parnanguara é convocado para Seleção Brasileira de vôlei sentado


Por Flávia Barros Publicado 04/05/2023 às 01h04 Atualizado 18/02/2024 às 10h37

A rotina de Victor Hugo Taborda, 16 anos, é mais puxada do que a de muita gente grande. Estudante do ensino médio, Vitinho, como é conhecido, vai à escola pela manhã e faz estágio à tarde, na Câmara de Paranaguá, de segunda a sexta-feira. Para completar, ele treina o esporte para o qual se dedica desde os 13 anos, três vezes por semana, no período da noite.

Tanta dedicação ao vôlei sentado, modalidade que Vitinho pratica toda segunda, quarta e quinta, rendeu ao atleta a convocação para a seleção principal, pela qual disputará os Jogos Parapanamericanos de Jovens Bogotá 2023, no mês de junho, na Colômbia.

A CONVOCAÇÃO


Victor é atleta da Associação de Vôlei Paralímpico do Litoral (AVPL) e bolsista na categoria Talento Esportivo, do programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Paranaguá e Secretaria de Esportes. Ele foi convocado para compor a equipe principal da Seleção Brasileira de Vôlei Sentado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), no último dia 20.

Para a professora e técnica, Shirley Marques, a convocação do paratleta é resultado de muita força e dedicação.

Ele cresceu muito como atleta, focou totalmente nos seus objetivos e, apesar da pouca idade, já sabe que precisa se comportar como atleta de seleção, com dedicação total na sua preparação. Temos muito orgulho do Victor, que com sua dedicação empolgou todos a crescer. Só temos a agradecer todo esse avanço, sabemos que é só o começo de muitas conquistas”, destacou Shirley.

Focado, Vitinho foi convocado para seleção principal, após três anos de treinos. Foto: Divulgação

DISCIPLINA


O JB Litoral conversou com o paratleta, nessa quarta-feira (3), depois de passar o dia dedicado aos estudos, trabalho e treino. Apesar da pouca idade, e de ter que reaprender a se locomover e adaptar a vida à condição física, aos 10 anos de idade, Vitinho demonstra muita serenidade, mas também determinação. “[perdi minha perna] quando tinha 10 anos, por complicações após a aplicação de uma vacina de forma errada. Mas passo o dia inteiro na rua e estou muito feliz com a convocação”, contou.

Os atletas convocados para a seleção brasileira de vôlei sentado se apresentarão no início de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, de onde seguem para a Colômbia.