Promessa parnanguara Lucas filho de Palhuca, é destaque no Coritiba


Por Redação JB Litoral Publicado 19/06/2015 às 13h00 Atualizado 14/02/2024 às 08h44

Nas manhãs frias e de intenso treinamento no Centro de Treinamento do Coritiba Futebol Clube na Capital de todos os paranaenses, desde março do ano passado, o jovem parnanguara Lucas (11) persegue o sonho de um dia vestir a camisa verde e amarela da Seleção Brasileira. Enquanto isso não ocorre, com menos de dois anos, usando a camisa verde e branca número 3 do Coritiba Futebol Clube, se tornou titular absoluto na equipe de base do Coxa, onde é conhecido e chamado por Paranaguá. 

Filho de Valderlei Cordeiro dos Santos, que ficou conhecido como Palhuca, defendendo o manto alvirrubro do Rio Branco Sport Club e da professora do município Fernanda Filadelfo, Lucas deixou seu cordão umbilical na Terra de Fernando Amaro no dia 7 de Fevereiro de 2004.

Informações de familiares dão conta que, desde que começou a andar, seu instinto e vontade de jogar bola já era visível. O avô Nivaldo Filadelfo, percebeu o talento e dom do neto, passou treiná-lo dentro de casa e no quintal que não era grande, utilizando tijolos e garrafa pet como obstáculos para ensinar os dribles.

Aos cinco anos começou a estudar no colégio educacional Moby Dick (CEMD) onde passou pelas mãos do professor e treinador Fábio Bem, onde ganhou seu primeiro Campeonato Municipal. Estava lançada a semente de um craque e depois deste título, aos seis anos de idade começou a treinar e jogar futsal pela equipe Monte Sião, sempre tendo vitórias em cima de vitórias.

Aos nove anos de idade participou pelo segundo ano consecutivo da Taça Paraná, oportunidade que um olheiro do Coritiba ficou fascinado com seu desempenho e conversou com o treinador Dilson Carlos, sugerindo que ele fizesse um teste para a equipe de base do Coritiba.

Aí iniciou uma maratona de idas e vindas para Capital, onde viu vários amigos sendo dispensados, mas nunca desistiu de se esforçar e continuou firme com o apoio da família e amigos.

A partir de março do ano passado, aos 10 anos de idade foi morar em Curitiba, bem pertinho do Couto Pereira e, desde então, vem provando que Paranaguá é um celeiro de craques. O tio Rennan Filadelfo é quem cuida de Lucas e seu responsável na Capital.

Além de se destacar no Coritiba, ele também tem impressionado com seu talento no time da AABB/Coritiba Futsal.