A cada edição, uma superação: os números da 210ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio e a preparação para o ano que vem


Por Flávia Barros Publicado 24/11/2023 às 19h19 Atualizado 19/02/2024 às 05h42

Foram duas semanas de programação religiosa, com o tempo colaborando e o sol que apareceu em abundância, para também saudar Nossa Senhora do Rocio. Do dia 4, quando houve a troca do manto, ao dia 16 de novembro, com a procissão de Retorno, os fiéis puderam acompanhar uma vasta programação e todas as procissões tradicionais na 210ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, a padroeira do Paraná: Cavalgada da Fé, Moto Romaria, Romaria das Crianças, Motorizada, Marítima e Ciclística. Além da grandiosa Procissão Solene, no dia 15 de novembro, saindo do Santuário do Rocio até a Catedral Diocesana; e, por fim, a Procissão Luminosa de Retorno, no dia 16, que saiu da Catedral para o Santuário do Rocio, com a chegada ao som o cantor católico Thiago Brado. Juntas, as procissões Solene e Luminosa de Retorno reuniram cerca de 150 mil pessoas, segundo o Santuário.

Centenas de milhares unidos pela fé


Nos 12 dias de celebrações de missas e novenas, com seis horários diários (6h, 9h, 12h, 14h, 16h e 19h), o santuário também esteve sempre cheio, sendo necessária a colocação externa de telão e tenda.
Isso nos aproxima de 300 mil pessoas passando pelo santuário nesses 12 dias. Somente no dia 15, a Guarda Municipal registrou a presença de 248 ônibus de romeiros das mais diversas localidades do Paraná e de outros estados”, disse o reitor do Santuário, padre Dirson Gonçalves, em carta de agradecimento divulgada na noite da última sexta-feira (17).

Segundo o religioso, essa foi uma das maiores edições da festa, que atraiu um número expressivo de fiéis, uma vez que em todas as procissões havia mais devotos do que nas edições anteriores.

Atrações nacionais


Esta edição da festa também recebeu atrações nacionais: o padre Fábio de Mello, no dia 11, a dupla sertaneja Guilherme e Santiago, no dia 15, e o cantor católico Thiago Brado, que representou uma novidade na festa, com apresentação que marcou o retorno da imagem de Nossa Senhora do Rocio para o Santuário.

Estou muito feliz com tudo que aconteceu. Foi uma das maiores edições da festa da padroeira do Paraná que já tivemos. E isso é confirmado pelos números”, declarou padre Dirson.

Imagem peregrina


E como preza a tradição, durante os festejos em homenagem à padroeira, a imagem peregrina visitou 368 locais, de 5 a 16 de novembro. “Estivemos em 16 Missionários Redentoristas e nesse período foram visitados 368 lugares: empresas, escolas, estabelecimentos comerciais, Prefeitura Municipal, Secretarias, Portos do Paraná. Em cada visita dezenas de pessoas se reuniam para a celebração. Foi um tempo de missão em toda a cidade de Paranaguá. Esse número é recorde e supera as 320 visitas de 2022”, detalhou o reitor do Santuário.

Comunicação e Economia


Dirson Gonçalves também destacou a ampla cobertura dada à festa pela imprensa local, da qual o JB Litoral acompanhou do início ao fim; da mídia de diversos pontos do estado e das emissoras televisivas de alcance nacional.

Em termos de comunicação, essa festa foi muito mais organizada e ampliada, tendo cobertura de todos os meios de comunicação da cidade de Paranaguá. Nossas transmissões foram vistas por milhares de pessoas por todo o Brasil. Não existe outro santuário do Rocio no Brasil. Isso nos dá uma exclusividade muito especial e atrai para Paranaguá todas as atenções quando se fala de festa religiosa, devoção, peregrinação e turismo religioso”, ressaltou.

Sobre a movimentação da economia na cidade, o religioso enalteceu os setores de hotéis, restaurantes, transporte urbano (taxi, carros por aplicativos) e a geração de renda.

Somente no santuário são contratadas temporiamente mais de 80 pessoas: segurança, limpeza, loja, serviços gerais, comunicação, estacionamento. A festa gera empregos temporários em diversos locais e as vendas da promoção de prêmios geram receitas para os vendedores associados”, disse o padre.

Todos nós ganhamos com essa festa: a cidade, a igreja, a cultura, a religiosidade de um povo que fortalece a sua fé, melhora a autoestima e se torna mais feliz, à medida que participa de momentos de encontro, partilha, alegria e fraternidade. No final da festa, era visível a alegria estampada no rosto de crianças, jovens, adultos e idosos”, finalizou o padre Dirson.

Para 2024

A 211ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio já tem tema, data e arte do cartaz de divulgação definidas. Com o tema “Mãe do Rocio, revela-nos a luz do mundo”, a festividade acontecerá dos dias 6 a 15 de novembro de 2024, com ampla programação de missas, novenas, procissões, visitas, além da parte social com barracas, parques e shows.

Segundo o designer que criou o cartaz, Valdinei Cunha, a base em tom escuro representa a escuridão da vida sem a luz de Cristo. Já a parte superior da arte, em tons mais claros, mostram que a oração é o caminho para encontrar a graça de Deus. Em destaque, o designer insere Nossa Senhora do Rocio como intercessora e que, por meio dela, é revelada a Luz de Cristo. Foto: Santuário do Rocio

A temática das festividades dos próximos anos terá relação com os Mistérios do Rosário: gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos, em preparação para o Jubileu de Ouro que celebra os 50 anos de Nossa Senhora do Rocio como Padroeira do Estado do Paraná. Na edição da 210ª Festa Estadual foram meditados os mistérios gozosos.

A escolha do tema surgiu a partir da trecho da justificativa de São João Paulo II ao criar os mistérios luminosos. “Ele percebeu nos Mistérios Luminosos uma forma de ajudar os fiéis a entrarem mais a fundo na vida de Jesus e uma ‘verdadeira introdução à profundidade do Coração de Cristo, abismo de regozijo e de luz, de dor e de glória’. Como a primeira ideia seria nós -devotos- falando com Maria, pensei, usando palavras de João Paulo: ‘Mãe do Rocio, mostra-nos a Luz, coração de Cristo, abismo de dor e de glória’, adaptando e resumindo chegamos ao tema ‘Mãe do Rocio, dai-nos a Luz, o Cristo Jesus!’ Usando o verbo “revelar”, pois os mistérios luminosos trata-se de uma revelação de que é o Cristo: ‘Mãe do Rocio, revela-nos o Cristo Jesus, Luz do mundo‘, explicou Varseli Correia, coordenadora da Pastoral da Educação.