Ação itinerante de Pontal foi até o Jardim Canadá e procura maior foi por documentação


Por Publicado 09/12/2021 às 15h23 Atualizado 16/02/2024 às 21h08

A prefeitura de Pontal do Paraná realizou, no último sábado (4), mais uma ação do programa Prefeitura Itinerante. O ponto de encontro, dessa vez, foi no Jardim Canadá, na Tv. Particular Kenion, nº 173.

O projeto é uma ação integrada com todas as secretarias municipais, que realiza diversas ações, desde atendimentos médicos até o agendamento da Carteira de Identidade. Outro ponto muito esperado, pelos moradores, foi a divulgação de vagas de emprego.

A ação durou o dia todo e buscava ampliar o atendimento para serviços de educação, segurança, meio ambiente e até atividades recreativas para as crianças. De acordo com a vice-prefeita, Patricia Millo Marcomini (MDB), foi a terceira vez que a Prefeitura Itinerante chegou mais perto da população. “A gente busca aproximar a comunidade e mostrar que a prefeitura está para além dos muros. Estamos escolhendo as comunidades mais carentes para realizamos esses eventos. Então, para mostrar que somos uma gestão democrática e do povo, a gente veio para a rua”, diz.

Os atendimentos que mais receberam interessados foram aqueles que envolvem documentação, desde sua retirada até auxílios voltados às contas individuais. Daniel Zaluk (52), que mora em Praia de Leste, foi buscar regularizar sua habitação. “Os serviços que eu procurei foram dos terrenos. IPTU e saneamento eu vim ver. É importante ter essas ações porque mostra os direitos que muita gente não sabe. Durante a semana, tem a correria do dia a dia e realizar tudo isso em um sábado facilita para todos”, comenta.

Pedro Pompilli, secretário de Obras municipal, acredita que a pasta que ele dirige foi uma das que mais recebeu demandas. “Estamos dando atenção ao contato mais próximo e focando na iluminação pública, manutenção de ruas e limpeza de canais, por exemplo. Estamos avançando em todas as áreas, já fizemos 21 km de limpeza de canal e vamos fazer mais 5 até o final do ano”, explica.

Crianças e saúde familiar também foram pauta

O presidente do Conselho Tutelar de Pontal, David Tissot Dias, diz que levar o órgão à ação serviu para mostrar à população que o conselho está ao lado da comunidade. “No Brasil, a cada 100 abusos, 7 são denunciados. Então, estamos aqui trazendo essa consciência de denunciar os casos. A gente trabalha com muito sigilo, nossos atendimentos só são repassados para os órgãos competentes. Nós atendemos na Rua Sereia, s/n, no Balneário Shangri-lá”, relata.

A secretária de Saúde levou a visita domiciliar à região, também houve vistoria para identificar criadouros de dengue. “Nós estamos realizando o atendimento de homens que participaram da ação do Novembro Azul e que estão aqui para receber o resultado, instruções e encaminhamentos necessários. Temos orientações odontológicas, planejamento familiar, métodos contraceptivos e tudo o que envolve a saúde dos nossos cidadãos”, narra a secretária Carmem Moura.

A Guarda Civil Municipal também esteve no evento, assim como toda a estrutura municipal. Essa foi a terceira edição do evento e a expectativa é que, em 2022, a prefeitura esteja ainda mais perto do cidadão, levando atendimentos amplos e variados para todas as comunidades, informa a gestão atual.