Aifu verifica estabelecimentos e apreende contrabando em Pontal do Paraná


Por Redação Publicado 27/05/2023 às 18h03 Atualizado 18/02/2024 às 12h27

Na noite desta sexta-feira, 26, a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) realizou uma operação nos municípios de Pontal do Paraná e Matinhos, envolvendo a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. A operação teve como objetivo verificar o cumprimento das normas sanitárias, de segurança e de prevenção de incêndios nos estabelecimentos comerciais.

Conforme as informações divulgadas pela PM, a Aifu fiscalizou pontos das duas cidades envolvendo os balneários Riviera, Santa Terezinha, Caiobá e Praia de Leste, além da região central e bairros Bom Retiro, Mangue Seco e Tabuleiro. A fiscalização teve início às 22h30 e o encerramento aconteceu às 3h do sábado, 27.

Durante a ação, foram emitidas quatro autuações administrativas por irregularidades nos alvarás de funcionamento, na manipulação e conservação de alimentos e na segurança dos locais. Oito pontos foram encontrados fechados e cinco não foram fiscalizados por falta de acesso ou por não se enquadrarem no perfil da operação.

No total, 91 pessoas foram abordadas pela Aifu, sendo que nenhuma pessoa foi presa ou conduzida. Não houve registro de aglomeração ou perturbação do sossego nos locais fiscalizados.

A operação também resultou na apreensão de diversos produtos de origem estrangeira sem comprovação fiscal, como bebidas alcoólicas, essências para narguilé, cigarros e dispositivos eletrônicos para fumar. O contrabando foi encontrado em uma tabacaria no balneário Santa Terezinha, em Pontal do Paraná, e encaminhado para a adoção das medidas legais cabíveis.

Conforme o comandante da ação, 1º tenente André Felipe Satel, a operação visa garantir o bem-estar da população que frequenta ou reside próxima aos estabelecimentos comerciais. “As fiscalizações são feitas esporadicamente, em horários diversos, e levam em consideração as denúncias feitas pela população, assim como levantamentos promovidos pelas equipes de fiscalização”, ressaltou o oficial.

As denúncias para a Aifu podem ser feitas pelos canais públicos já conhecidos, como 190 e 181, assim como pelo e-mail pm-aifu@pm.pr.gov.br.