ALL não faz manutenção e passagens de nível continuam perigosas na José Lobo


Por Redação JB Litoral Publicado 01/07/2015 às 17h16 Atualizado 14/02/2024 às 08h32

No início do mês passado, uma reportagem do JB mostrou a situação crítica de algumas ruas e avenidas de Paranaguá em trechos das principais passagens de nível, que se transformaram em perigosas armadilhas para veículos leves e pesados. 
São enormes e profundos buracos feitos no asfalto e concreto, trilhos soltos, alguns elevados em relação ao outro e com enorme diferença de espaçamento da malha viária.

Munida de trena, a reportagem registrou os quatro pontos mais perigosos na cidade: as passagens de nível das avenidas Coronel Santa Rita, Roque Vernalha e José Lobo, além do trecho da BR-277, próximo da Rua Manoel Bonifácio, áreas de intensa movimentação portuária.
Questionada sobre esta situação em vias públicas municipais, a prefeitura foi enfática e afirmou, através da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semur), que a América Latina Logística (ALL) é responsável pela manutenção das passagens de nível na cidade. A Semur informou que a ALL tem responsabilidade de 15 metros de cada lado da linha férrea. Disse ainda que mesmo não sendo de sua responsabilidade, a manutenção desses locais é feita periodicamente pela Secretaria Municipal de Obras. 

Passados quase dois meses, a reportagem do JB voltou nas quatro passagens de nível e constatou que a situação na Avenida Coronel José Lobo piorou.
São duas as passagens de nível, uma que vem do Corredor de Exportação da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e outra da Coamo Agroindustrial Cooperativa, ambas exploradas comercialmente pela ALL.

A mais crítica é a que vem da Appa, onde os espaçamentos entre o trilho e a malha viária estão maiores e próximos de buracos, feitos a partir do concreto quebrado. São dois buracos, que obrigam os motoristas, inclusive de veículos pesados, a dirigirem com muita cautela. Entre as duas passagens de nível, parte da concretagem está comprometida por rachaduras visíveis. Por sua vez, a passagem de nível que vem da Coamo está inclusive com os trilhos desnivelados. Nesta semana o JB vai procurar a ALL para saber as providências que a empresa pretende tomar para sanar estes problemas, antes que ocorram acidentes e possíveis fatalidades. Veja a situação destas duas passagens de nível.