Alunos de áreas distantes recebem apostila da prefeitura de Guaraqueçaba


Por Publicado 02/09/2021 às 20h26 Atualizado 16/02/2024 às 12h08

As equipes da Secretaria Municipal de Educação iniciaram a entrega das apostilas para os alunos da rede municipal de ensino nesta última terça-feira (31). Durante a entrega, os funcionários recolheram as apostilas anteriores que serão corrigidas e por meio delas ocorrerá a avaliação da participação de cada aluno e familiar nesse novo formado de educação a distância (EAD) elaborado em decorrência da necessidade de distanciamento social devido às necessidade inesperadas causadas pela pandemia de Covid-19.

O município é composto por alunos da região sede e mais 26 comunidades insulares (áreas formadas por conjunto de ilhas) e 19 comunidades rurais, grande parte estão em regiões de difícil acesso e sem conectividade com redes de telefonia e internet, ainda assim a falta de dispositivos não possibilita a adesão dos alunos as vídeo-aulas.

Modelo mais acessível

Considerando as condições e dificuldades únicas de Guaraqueçaba, o  professor Sidnei França que é o titular pela Secretaria da Educação, e a equipe de Pedagogos e pedagogas da pasta, desenvolveram um método de ensino por apostilas. O material é produzido, diagramado, impresso e montado na sede da secretaria. Até o momento já foram impressas mais de 500.000 folhas de apostilas e a expectativa é que mais sejam feitas ao longo do ano.

Comunidades atendidas

No final de agosto foram atendidas as comunidades escolares de Rio Verde, Batuva, Utinga, Rio do cedro, Tagaçaba de Cima, Tagaçaba Porto da linha, Serra Negra e a aldeia indígena Karay Haxa.

Nenhuma dificuldade nos fará desistir, no que depender de nós, todas as crianças de Guaraqueçaba terão acesso à educação” Diz a pedagoga Débora Paiva Xavier, responsáveis pela entrega dos materiais estudantis.

Os trabalhos serão constantes até que todos os alunos do município tenham recebido o novo material pedagógico. Os responsáveis ou alunos que tiverem dúvidas ou necessitarem de auxílio podem entrar em contato com os professores das escolas locais ou ainda com a secretaria municipal de educação.