Amigos organizam bingo para pagar cirurgia de ex-goleiro riobranquista


Por Publicado 11/11/2021 às 16h30 Atualizado 16/02/2024 às 18h59

Ex-alunos, atletas e amigos estão promovendo uma campanha de arrecadação de brindes, para realizar um bingo beneficente para o ex-goleiro do Rio Branco, Paulo José Henrique da Costa, de 74 anos. Nascido em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, o atleta jogou por 15 anos no Leão da Estradinha, e também atuou pelo América-RJ, Uberaba-MG e Seleto.

Com a vida inteira dedicada ao futebol e com a experiência no mercado profissional, Paulo abriu diversas escolinhas de futebol pela cidade de Paranaguá. O professor ensinou inúmeras crianças os primeiros passos na modalidade com as aulas no antigo Clube Atlético Portuário (CAP), Clube Atlético Seleto (Seleto) e no próprio Rio Branco.

Mesmo com as limitações, ele continua transmitindo seu conhecimento aos alunos do bairro Porto Seguro e integra a comissão gestora da Associação Desportiva Paranaguá (ADP), que hoje é comada pelo seu amigo Emar Chaves.

Ao JB Litoral o ex-Rio Branco contou que precisa colocar uma prótese no fêmur e que esse material fará ligação com seu quadril. Essa será a segunda intervenção cirúrgica, pois ele passou pelo mesmo procedimento na outra perna, alguns anos atrás. “Há 23 anos eu precisei colocar uma prótese na perna esquerda, essa cirurgia foi muito bem feita e agora estourou a perna direita”, disse o professor.

Foto: Arquivo Pessoal.

Ele espera por essa intervenção cirúrgica há mais de 5 anos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que com a declaração de pandemia, atrasou ainda mais já que as cirurgias eletivas precisaram ser canceladas. “Estou aguardando para fazer a operação pelos SUS, mas estou desde 2016 na fila de espera para poder fazer a cirurgia, veio a pandemia e atrasou ainda mais todo o processo”, desabafou Paulo Henrique.

No ano passado, ex-jogadores se reuniram para levantar fundos e mais de 20 itens foram arrecadados e novamente a pandemia atrapalhou os planos de realizar o bingo solidário.

Ex-alunos se mobilizaram em prol do professor

Nos últimos dias, ex-alunos que foram treinados pelo professor se organizaram e criaram um grupo no Whatsapp para conseguir arrecadar mais brindes, para que todo o valor possa ser revertido na colocação da prótese pelo ex-atleta.

Emerson Eccel, 39 anos, um dos organizadores, convocou seus colegas, atletas, amigos e fãs doarem brindes garantindo que o bingo beneficente, se torne atrativo e que as pessoas comprem as cartelas e participem do evento. “Esse é um pouquinho do que nós, enquanto ex-alunos, podemos retribuir pelo que ele fez por nós na nossa infância. Não nos tornamos jogadores profissionais, mas os valores que ele sempre passou nos transformaram em homens com dignidade e respeito. Pedimos a todos que possam entrar em contato conosco e nos ajudem a aumentar os brindes para esse bingo e que nós tenhamos êxito em proporcionar essa cirurgia ao nosso eterno professor”, destacou Eccel.

O objetivo é arrecadar R$ 50 mil, que cobrirá todos os custos de internamento e instrumentação e aquisição da prótese, que possibilitará ao Paulo Henrique, voltar a andar sem dores. As doações podem ser entregues na casa do Professor Paulo Henrique, que fica na Rua Faria Sobrinho 850, em frente a alfaiataria Kely, no Centro Histórico de Paranaguá ou procurar pelo Emerson através do telefone (41) 98883-4144.