Aos 15 anos, estudante de Guaratuba fará intercâmbio na Nova Zelândia


Por Diogo Monteiro Publicado 06/06/2022 às 14h10 Atualizado 17/02/2024 às 10h02

O programa Ganhando o Mundo, promovido pelo Governo do Paraná por meio da Secretária Estadual da Educação e do Esporte (SEED-PR), divulgou nessa sexta-feira (3) a lista dos alunos aprovados para um intercâmbio de três meses na Nova Zelândia. Entre os 100 estudantes escolhidos, uma guaratubana de 15 anos foi selecionada.

Mary Kimberlly Pinheiro da Silva, de 15 anos, está cursando o 1° ano da Formação de Docentes (Magistério) no Colégio Estadual Gratulino de Freitas, que fica no centro da cidade. A jovem é uma das representantes do Litoral no programa e foi selecionada com as melhores notas, aliada à frequência escolar.

Mary contou ao JB Litoral que a notícia foi feita pelos diretores da escola, e que ficou muito emocionada ao saber da sua aprovação. Ela disse, também, que fazer intercâmbio sempre foi um dos seus maiores sonhos. “O colégio me avisou sobre o programa Ganhando o Mundo e quando soube da possibilidade de me inscrever eu já chorei bastante, imagina quando saiu o resultado. A minha aprovação foi feita por notas e minha grande frequência”, contou.

A viagem acontecerá no final de julho e terá duração de três meses, mas ela já está ansiosa para iniciar essa jornada. Até lá, passará por um curso de aprimoramento da língua inglesa, oferecido pelo programa. “Essa sem dúvida foi a notícia mais feliz da minha vida, acho que a ficha ainda não caiu, mas estou muito ansiosa para finalmente ir. O intercâmbio terá duração de 3 meses, provavelmente do final de julho até o final de novembro”, disse.

A estudante aproveitou para agradecer aos seus familiares e professores, os quais fazem parte dessa conquista, principalmente às pedagogas de sua escola, que apresentaram à jovem o Conhecendo o Mundo. “Preciso agradecer meus pais, Raul Cristiano e Mary Hellen, meu irmão Gabriel do Bonfim, que sempre me apoiou muito nisso e, também, aos meus professores do primário até agora, as professoras Marleuza, Mabel e Isabela, que me apresentaram o projeto. Principalmente aos professores e a diretora da escola Joaquim Mafra, onde eu cursei do 6° ao 9°ano, pois foram as notas desse período que me ajudaram a conquistar essa vaga”, finalizou.

Ganhando o Mundo


A segunda edição do programa selecionou 100 estudantes da rede estadual para um intercâmbio na Nova Zelândia durante o segundo semestre deste ano. O programa é promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), e tem como propósito oferecer aos estudantes a vivência em uma escola internacional. Eles serão hospedados por uma família local, praticarão a língua inglesa, desenvolverão a autonomia e ampliarão os repertórios culturais e acadêmicos.

Ao retornar para o Brasil, o aluno tem a missão de compartilhar com colegas e professores toda a experiência vivida por eles. Confira aqui o edital com o regulamento completo.

Familiares e a diretora registraram uma foto ao lado da Mary Kimberlli. Foto: Arquivo Pessoal