Apesar de atestar virose, Guaratuba não confirma origem dos casos de vômitos e diarreia


Por Publicado 19/01/2022 às 15h20 Atualizado 17/02/2024 às 00h05

Na tarde de ontem (18), a Secretaria de Saúde de Guaratuba confirmou que os casos de diarreia e vômito que ocorreram na 1ª semana do ano foram causadas pela infecção viral Norovírus. A transmissão ocorre por meio de ingestão de alimentos ou contato com águas contaminadas.

Como a situação foi coletiva e o próprio município chegou a divulgar que havia um “surto” de doentes, o JB Litoral procurou a prefeitura e a Sanepar para buscar entender a origem da virose e como ela se espalhou tão rapidamente entre os moradores e turistas.

De acordo com o secretário da Saúde, Gabriel Modesto, não dá para garantir que o problema surgiu da água, apenas há a confirmação do vírus. “Na verdade, foi realizada coleta de material biológico do paciente, o qual foi analisado com resultado positivo para o Norovírus, não que o resultado tenha sido da água. O Norovírus tem como principal meio de contaminação a água imprópria para o consumo contaminada, alimentos manipulados por pessoas infectadas, não higienização das mãos entre outras”, ressaltou o responsável pelas questões sanitárias locais.

Modesto também garantiu que houve checagem da qualidade da água fornecida a população e o resultado foi satisfatória. “Quanto a água da Sanepar, nossa vigilância fez a coleta de diversos pontos, observando que o resultado foi dentro dos parâmetros esperados“, explicou.

A Sanepar também enviou uma nota à reportagem, frisando que durante a temporada de verão mais testes são feitos para ver como está a qualidade e distribuição da água, já que há também maior contingente de pessoas na região. “A Sanepar faz análises laboratoriais diariamente a fim de verificar a qualidade da água produzida e distribuída à população e os resultados indicam que a água está em conformidade com os padrões de água potável estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Na temporada de verão, essas análises são intensificadas. E todos os resultados estão dentro da normalidade“, explicaram.

A empresa também aproveitou para ressaltar que é de interesse dos próprios moradores manter a caixa d’água higienizada, para que não ocorra contaminações durante o processo de armazenamento. “A Sanepar alerta que é responsabilidade de cada morador ou proprietário do imóvel manter a caixa d´água limpa e vedada“, concluem.