Aplicação de doses do cronograma de vacinação de rotina é intensificada no Valadares


Por Redação Publicado 08/04/2021 às 19h05 Atualizado 15/02/2024 às 22h40

Por Diogo Monteiro

A Secretária Municipal de Saúde divulgou na tarde desta quinta-feira (8), que dará continuidade no cronograma de vacinação de rotina nos bairros de Paranaguá. A Ilha dos Valadares, que possui a unidade Emir Roth, vai atender os moradores das 9h às 11h30 e das 13h às 16h para atualização da carteira de vacinação. A campanha de vacinação será realizada de 12 a 16 de abril.

Quem deve ser vacinado?

As vacinas de rotina acompanham a população em diversos estágios da vida, desde o nascimento, pré-adolescência, vida adulta, gestação e na Terceira Idade.

  • As crianças recém nascidas devem receber nos primeiros dias de vida as vacinas contra Hepatite B, a dose deve ser aplicada ao nascer e a BCG que previne contra as formas graves da tuberculose e é aplicada uma única vez, na coxa ou no braço da criança.
  • Quando completam dois meses de idade, a mãe deve comparecer na Unidade Básica para aplicar a primeira dose da vacina penta valente que previne a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae B.
  • A partir desta fase a criança receberá também as primeiras doses das vacinas contra Poliomielite 1, 2 e 3 (inativada) (VIP), Pneumocócica 10 Valente (conjugada) e contra o Rotavírus humano.

Dos 3 aos 12 meses

  • Seguindo a caderneta de vacinação, a maior parte das aplicações ocorrem entre os primeiros meses de vida e o primeiro ano. A imunização contra meningocócica C (conjugada), por exemplo, ocorre aos três meses.
  • Já aos 4 meses de idade é preciso aplicar as segundas doses da Penta Vacina Poliomielite 1, 2 e 3, pneumocócica 10 Valente e Rotavírus humano. E com 5 meses de idade, os pais devem imunizar a criança contra a Meningocócica C.
  • Aos 6 meses de idade serão aplicadas as terceiras doses contra Penta valente, Poliomielite 1, 2 e 3. A primeira dose da vacina contra Febre Amarela será aplicada aos 9 meses de idade.
  • Fechando o primeiro ano de vida, a criança receberá o reforço contra a Pneumocócica 10 e meningocócica C, além da Tríplice Viral que previne contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Calendário continua

Apesar da aplicação da maior parte dos imunizantes ocorrer nos primeiros anos de vida, existem uma série de vacinas que precisam ser aplicadas. Por isso, é preciso estar atento as indicações da sua carteira de vacinação e em caso de dúvidas entrar em contato com uma Unidade de Saúde.