DER abre edital para a manutenção da ponte do Porto de Cima em Morretes


Por Gabriel Santos Publicado 07/04/2022 às 17h32 Atualizado 17/02/2024 às 05h48

Conhecida por ser uma localidade cheia de atividades turísticas, a região de Porto de Cima, distrito de Morretes, é uma área procurada para fazer pescas, descidas de canoas e de boias. No entanto, para chegar até a comunidade, as pessoas precisam passar por uma ponte metálica de 61,2 metros de comprimento, construída em cima do Rio Nhundiaquara.

Segundo a prefeitura, a estrutura que faz a conexão entre a comunidade com a região central do município centenário tem apresentado problemas, o que coloca em risco a vida dos moradores e visitantes.

Com a comprovação de que as sustentações do empreendimento estão precárias, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) aprovou a abertura de um edital na modalidade de Concorrência Pública de R$ 1.383.622,69 para contratar uma empresa que comande as obras de manutenção da ponte treliçada.

De acordo com a deliberação da secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL), as reformas têm a finalidade de melhorar as estruturas da via, a poda da vegetação ao redor, além de novas placas de sinalização e, ainda, restringir a circulação de veículos pesados a fim de não comprometer o estado da edificação.       

O diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiatti, iniciou o trabalho de análise da condição no ano passado. “Realizamos uma inspeção completa da estrutura da ponte no final do ano passado, e agora estamos contratando as melhorias necessárias. Todos os elementos metálicos, em não conformidade, serão tratados e receberão chapas de reforço, e o antigo tabuleiro de concreto será substituído por um novo tabuleiro de gradil metálico, capaz de sustentar os veículos que transitam na rodovia, preservando a estrutura da ponte”, explica.

Após o processo licitatório e assinatura da ordem de serviço por parte do Executivo municipal, as obras terão a duração de 90 dias. As propostas dos grupos interessados serão aceitas até o dia 22 abril, no setor Protocolo Geral do órgão rodoviário.

Com informações AEN