Após Rio Branco voltar à Paranaguá, diretor de futebol lamenta: “Dia mais triste da minha vida”


Por Publicado 22/01/2022 às 19h32 Atualizado 17/02/2024 às 00h20

O problema burocrático que causou a não-inscrição de jogadores do time do Rio Branco repercutiu entre o corpo técnico da equipe e também do adversário, FC Cascavel, que enfrentaria o Leão nesta estreia de Campeonato Paranaense.

O diretor de futebol do Rio Branco, Rodrigo Fernando, lamentou em uma rede social todo o ocorrido e disse que todo o clube está profundamente triste porque “deslealmente” foram derrotados sem poder jogar. “Estou vivendo um pesadelo, sem dúvidas o dia mais triste da minha vida no futebol”, escreveu em uma rede social.

Rodrigo também aproveitou o desabafo para citar que tanto os atletas, a comissão técnica e os torcedores, não merecem passar por essa situação de não ver o time jogar, principalmente por o revés aconteceu antes mesmo da bola rolar.

O problema ao qual o diretor se refere foi constatado na sexta-feira (21) quando seria o último dia para inscrever os atletas no Boletim Informativo Diário (BID). A direção do clube chegou a afirmar que a documentação foi reunida e o prazo de entrega foi feita de forma correta. A situação de atraso ocorreu em relação a regularização de um documento com a Receita Federal.

Rodrigo também foi enfático na defesa do presidente do clube, Brayan Roque, ao afirmam não haver ligação dos problemas com as atividades do gestor. Ele também ressalta que houve questões jurídicas realizadas de forma equivocada e que terceiros foram os responsáveis pela não realização do jogo. “Manifesto o meu apoio incondicional ao presidente Brayan Roque que foi enganado e traído por um escritório terceirizado, escritório esse que irresponsavelmente nos fez acreditar até o último minuto do prazo de inscrição, criando em nós a certeza de que tudo daria certo, depois covardemente desapareceu sem nos dar qualquer tipo de explicação“, justificou.

Em apuração do JB Litoral às 21h45 da sexta-feira, o único movimento no BID relacionada ao Rio Branco, foi a revisão contratual do atleta Lucas Macanhan que irá defender o São Joseense. Portanto, não havia mesmo como a situação ser normalizada a tempo de a partida ocorrer. Com a informação da situação já definida, o time decidiu por voltar para a casa e não permanecer na cidade do oeste paranaense.

O FC Cascavel também lamentou o ocorrido. Em nota o clube disse que manteve a preparação para a partida de estreia e que os jogadores seguiram todos os protocolos para a realização natural do jogo. A equipe ainda não sabe qual decisão será tomada pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), responsável pelo campeonato. “Aguardamos o posicionamento oficial da Federação Paranaense de Futebol. A diretoria do Cascavel ressalta que este contratempo foge à alcançada do clube. Lamentamos o risco de a partida não acontecer e estaremos à disposição para qualquer dúvida”, escreveu o comando do time.

Jogo pode ser adiado

O jogo entre Rio Branco e FC Cascavel, válido pela 1ª rodada do Campeonato Paranaense de 2022, pode ser considerado WO. para o time da casa, já que o time do litoral teve problemas na inscrição dos atletas que disputariam a partida. Mas, há a chance de que o resultado da partida não seja considerado uma desistência ainda está sobre a mesa, já que pode ser pedido para que a data da partida seja remarcada, mas para isso precisa de uma autorização da Federação Paranaense de Futebol, que ainda não foi dada.

O Leão da Estradinha resolveu voltar ao litoral na manhã deste sábado (22), já que não havia como corrigir o problema burocrático. Com a indecisão sobre os trâmites, o FC Cascavel continuo vendendo ingressos e se preparando para a partida que estava marcada para às 19h.

O time parnanguara deve finalmente entrar em campo na próxima semana, com a situação regularizada, para enfrentar o Cianorte.

Time se pronuncia

No início da noite o Rio Branco se pronunciou por meio de uma nota oficial. Confira o conteúdo na íntegra:

Prezados torcedores, parnanguaras, patrocinadores e veículos de comunicação:
Iniciamos nossa caminhada no Campeonato Paranaense 2022 de uma forma que jamais imaginaríamos que poderia acontecer. Desde o dia 15 de novembro de 2021, vínhamos adiantando todo o planejamento do clube para a temporada deste ano, mas infelizmente muita coisa não correu dentro dos conformes.

Já é de conhecimento de muita gente que com a renúncia da presidência do clube, tivemos que enfrentar uma paralisação no setor administrativo das ações do Rio Branco perante a Receita Federal, fator que travou o CNPJ do clube, impossibilitando todos os acessos perante a FPF e CBF. Sendo assim, a liberação completa de todos os acessos necessários para o cadastramento dos atletas aconteceu apenas no início desta semana.

Investimos toda a nossa confiança em profissionais qualificados e especializados para a realização do cadastramento dos atletas, que contava com pagamento mensal através do clube, mas infelizmente, diante de toda situação ocorrida, fica o ensinamento de que por mais que estivéssemos fazendo tudo conforme o planejamento, nem sempre tudo sairá conforme nosso desejo.

Nossa equipe como um todo compartilha da mesma dor que todos os torcedores estão sentindo neste momento. Assim como toda nossa nação alvirrubra, somos completamente apaixonados pelo clube, estamos sem chão diante da situação, porém, dando nosso melhor para que os próximos capítulos desta história sejam escritos da maneira que esperamos que fosse.

Pedimos desculpas a todos os torcedores que sempre vestiram nosso manto e a todos os patrocinadores que estão caminhando com a gente nesta trajetória. Seguiremos com muita dedicação para fazer com que nossa história continue sendo muito amada e respeitada.