Arena Albertina Salmon realizou quase 3 mil consultas em 5 dias


Por Publicado 10/01/2022 às 15h30 Atualizado 16/02/2024 às 23h27
Foto/Prefeitura de Paranaguá

A Arena Albertina Salmon iniciou os atendimentos para pacientes de síndromes respiratórias, principalmente relacionados à Covid-19 e H3N2 na última quinta-feira (6) no início da tarde. Desde então a procura por auxílio foi constante no espaço que ficou conhecido como Arena Covid, no pior período da pandemia.

Nos 5 dias que está aberto 24h, a unidade já registrou mais de 2.850 consultas, número muito acima da média de dezembro em toda Paranaguá.

Em resposta ao JB Litoral, a secretaria de Saúde informou que não é possível definir quais casos eram de Covid-19 ou H3N2. “Como o local é de consultas e coletas de exames de pessoas com sintomas de síndrome respiratória ou Covid-19, não há como neste momento informar separadamente. Esse é o número de atendimentos o que não significa número de casos confirmados para Covid-19 ou Influenza. É importante lembrar que muitas pessoas desconhecem a diferença de sintomas de gripe e Covid-19, entre outras síndromes respiratórias e é na consulta que o médico realiza a avaliação e define, além do melhor tratamento, quais exames serão realizados para confirmação ou descarte de casos”, explicou a pasta.

Demanda acima das expectativas

De acordo com a prefeitura, não se esperava tamanha procura de munícipes ao local referência nos cuidados de possíveis contaminações das doenças do momento, levando em conta o início da pandemia, em 2020, mas que apesar da grande demanda, os casos que evoluem com gravidade são muito menores devido ao grande índice de vacinação da população.

A prefeitura também vem fazendo grande ação na Estação Ferroviária para proteger a população contra as viroses com vacinas disponíveis. Estão sendo aplicadas 1ª, 2ª e reforço, além da imunização contra a gripe.

O estado do Paraná conta hoje com 4 óbitos por Influenza A H3N2, sendo duas idosas de Paranaguá, com idades de 74 e 76 anos.

O Hospital Regional do Litoral (HRL) está com 11 pacientes internados na ala Covid-19, de acordo com o boletim médico divulgado no dia 7 de janeiro.