Mais de R$ 6 bilhões de investimentos no Porto de Paranaguá devem vir de arrendamentos portuários


Por Redação Publicado 18/05/2021 às 17h41 Atualizado 16/02/2024 às 02h34
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Por Marinna Protasiewytch com informações de Assessoria Especial de Comunicação/Ministério da Infraestrutura

Na última terça-feira (18), foi realizada a assinatura do contrato de arrendamento do terminal portuário PAR12, com investimento privado previsto de R$ 22,2 milhões. Este novo contrato é considerado apenas uma pequena fração do que está por vir pela frente em relação à contratação de investimentos no Porto de Paranaguá. A expectativa é de que até o fim de 2022 mais de R$6 bilhões sejam injetados na economia portuária da cidade.

“O Porto de Paranaguá tem sempre se destacado, com a segunda maior movimentação do Brasil, excelentes resultados e movimentações recordes”, destacou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. “Mais uma vez apresenta uma ousadia por ser o primeiro porto a ter uma com a concessão de manutenção de canal. Algo inédito e nada melhor do que fazer isso em Paranaguá“, concluiu a autoridade.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, outros cinco projetos de arrendamentos estão previstos e devem assegurar mais de R$ 1 bilhão em melhorias e capacitação no porto paranaense. Além disso, mais R$ 5 bilhões são esperados com a concessão do canal de acesso aquaviário do complexo, que está em fase inicial de estudos do projeto.

Além do PAR12, outros três terminais deverão ser estabelecidos nos próximos meses. Juntos, eles têm a capacidade de gerar mais de 14 mil vagas de emprego ao longo dos contratos. Além disso, também estão em fase de estudos os arrendamentos de mais dois terminais: PAR09 e PAR14, ambos de granéis vegetais.

VEÍCULOS

Os terminais para movimentação e armazenagem de veículos em Paranaguá também fazem parte dos leilões realizados no último ano e no projeto de concessão dos espaços. No PAR12, que passa a ser administrado pela empresa Ascensus Gestão e Participações, são esperados R$ 22,2 milhões para a movimentação e armazenagem de autoveículos (veículos, comerciais leves, caminhões, tratores e ônibus) no terminal. São mais de 74 mil metros quadrados de área e capacidade estática para quatro mil veículos – e armazenagem anual de 120 mil – para atender as montadoras instaladas no país.

“Esse evento marca algo extremamente simbólico para o Ministério da Infraestrutura, à medida em que caminhamos para uma reassunção de autonomia local de gestão pelos portos do Brasil, tendo em vista ser o primeiro contrato celebrado por autoridade portuária com competência delegada pelo Governo Federal”, completou o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, que classificou a assinatura como um “dia histórico para o setor portuário brasileiro”.

Próximos arrendamentos

O próximo arrendamento previsto para o porto é o do terminal PAR32, já em análise no Tribunal de Contas da União (TCU). Ele será destinado à movimentação de carga geral, com um aporte de pelo menos R$ 28,5 milhões. Outra área, a PAR50, voltada a granéis líquidos (combustível), pode render investimentos de quase R$ 340 milhões. O PAR15 (em estudos), utilizado para movimentação e armazenagem de granéis vegetais, outros R$ 590 milhões.