Beto Preto fala em “pós-pandemia” e anuncia foco em retorno de cirurgias eletivas


Por Publicado 30/08/2021 às 19h50 Atualizado 16/02/2024 às 11h48

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, realizou um evento na tarde desta segunda-feira (30) para divulgar as próximas ações da pasta no 2º semestre de 2021 e também em 2022. Participaram do encontro os 22 diretores das Regionais de Saúde e o vice-governador Darci Piana (PSD).

O primeiro anúncio do chefe da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) é de que o governo estadual pretende aportar R$ 50 milhões em 2022 para os procedimentos cirúrgicos eletivos, que foram atrasados em decorrência da prioridade de atendimento a pacientes com Covid-19.

O montante destinado aos serviços é quatro vezes maior do que o repasse do Ministério da Saúde em 2019, no valor de R$ 12 milhões. A SESA aguarda ainda a confirmação do valor que será enviado pelo governo federal para o próximo ano.

Queremos dar visibilidade para aquilo que inevitavelmente precisou ficar em segundo plano neste um ano e meio de pandemia”, disse o secretário, que também já fala em pós-pandemia no Paraná. “Estamos pensando no futuro, nesta retomada de ações direcionadas no âmbito da Saúde, para que todos os paranaenses possam ser atendidos da melhor maneira possível”, comentou.

O vice-governador Darci Piana aproveitou o encontro para frisar as importantes ações desencadeadas pela secretaria da saúde para o enfrentamento da pandemia e a projeção para o futuro da saúde dos paranaenses. “A Secretaria tem desenvolvido um trabalho sério e responsável, e graças a isso conseguimos superar os desafios causados pela pandemia”, disse Piana, que aproveitou para falar na volta a normalidade. “Neste momento é de extrema importância que se pense na retomada para conseguirmos manter essa estrutura que foi organizada dentro da SESA e do Governo do Estado, superando as dificuldades e fazendo com que a saúde continue crescendo e evoluindo”, explicou.