Câmara de Paranaguá entrega título de Honra ao Mérito para o Jornal dos Bairros


Por Redação JB Litoral Publicado 12/12/2014 às 12h30 Atualizado 14/02/2024 às 04h31

Com 16 anos de fundação, cinco de circulação comercial e desde 2012 nas principais bancas e comércios das cidades de Paranaguá, Morretes e Antonina, o Jornal dos Bairros recebeu na última quarta-feira (10) o título de Honra ao Mérito concedido pela Câmara de Vereadores de Paranaguá, através de proposição do vereador Adriano Ramos (SDD).

Na justificativa para elaboração e concessão da honraria ao semanário, o vereador destacou a eficiência do jornalismo investigativo e de sua linha editorial, independente e voltada aos interesses dos cidadãos e das cidades onde leva a informação. No seu discurso, Adriano Ramos, destacou que o Jornal dos Bairros tem sido, ao longo dos anos, no que se refere a defesa das ações de interesse comunitário e social, o 18º vereador do Legislativo.

A sessão solene de entrega do título foi presidida por Marcus Antonio Elias Roque (PMDB) e contou com a presença dos vereadores Adriano Ramos, Marcio Aurélio Vieira da Costa (PRP), Arnaldo Maranhão (PSB), Adalberto Araujo (PSB) e Benedito Nagel (PSD). Além do Jornal dos Bairros também receberam a honraria, a Associação dos Amigos Protetores dos Animais, a Guarda Portuária de Paranaguá, a empresária Eliane Velomin e o jovem paraatleta, Augusto Luis Ávila.

O título entregue pelo vereador Adriano Ramos foi recebido pela empresária Jéssica Ketyscia Fernandes e seu pai, o editor do JB, jornalista Gilberto Fernandes, que não conseguiram conter a emoção durante a homenagem.

 A origem do Jornal dos Bairros

O jornal nasceu no dia 29 de julho de 1998, através de uma iniciativa do saudoso jornalista Antonio Carlos Correia e do então presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Alceu Chaves, que firmaram parceria com o jornalista Gilberto Fernandes para desenvolver o projeto. A finalidade era levar informação sobre os mais diversos assuntos, principalmente, direitos do consumidor e do cidadão, usando como instrumento de divulgação as associações de moradores de Paranaguá, de forma gratuita e com periodicidade mensal.

Porém, em julho de 2000, com a participação na criação do projeto de resgate da informação diária no município pelo jornalista Gilberto Fernandes, através do jornal Folha do Litoral, a periodicidade mensal ficou parcialmente comprometida por quatro anos. No ano de 2009, a partir do momento que Jéssica Ketyscia Fernandes, filha de Gilberto, assumiu as áreas administrativa, financeira o jornal dos bairros se tornou comercial e passou ser vendido nas bancas e principais comércios da cidade. A identificação com a população foi imediata e o parnanguara, como lhe é peculiar, colocou um rótulo que, nos últimos anos, virou grito de guerra e de defesa dos interesses do povo; nascia assim o JB com uma linha editorial independente.

O JB se tornou um obstáculo para poderosos e gestores sem comprometimento com o parnanguara e foram muitas as tentativas de calar suas páginas, mas a investigação é parte integral da missão de bem informar; a dimensão de escândalos que só chegam a conhecimento do público graças ao esforço dos jornalistas do semanário.

Com um espírito ousado e empreendedor, Jéssica K. Fernandes, em 2012, decidiu inovar com um novo projeto de markentig, levando o JB para as cidades de Morretes e Antonina. Durante um ano, ela investiu na distribuição gratuita de 96 mil exemplares nas duas cidades, com informações que pesaram significativamente nas duas cidades, em antonina, o JB foi fato decisivo para que o prefeito Canduca não disputasse a reeleição.

Consolidado, a partir de 2013, a população de ambas as cidades, habituadas a leitura do JB, passaram a comprar o jornal e, até hoje, proporcionam um consumo de 80% em Morretes e 95% em antonina. Nas duas cidades, nas terças-feiras, o JB tornou se hábito. Tendo a política e a defesa do interesse da população, como principal direcionamento da linha editorial, o JB, mesmo polêmico e ousado, jamais foi tendencioso a qualquer grupo político nas três cidades onde circula ininterruptamente até os dias atuais.

Em 2013 o JB se tornou o primeiro e único jornal impresso a criar um portal de informações na rede mundial, através do jblitoral.com.br, mais uma ousada iniciativa de Jéssica Ketyscia Fernandes que passou garantir informação diária ao JB. Neste ano de 2014, o projeto do portal de informações foi renovado, através de uma nova empresa e ganhou uma roupagem mais moderna, ágil e com diversas ferramentas de informação. E a mais recente novidade lançada pelo JB aos seus leitores, como forma de presente aos 366 anos da cidade de Paranaguá, foi o Clube do Assinante “www.clubedoassinantejbl.com.br”uma ferramenta de benefícios para os assinantes do JB com descontos e informações que vão desde lazer, entretenimento, peças teatrias e serviços.

Para 2015, o JB tem dois grandes projetos em fase de estudo de avaliação de mercado e econômica, que é a circulação do jornal na cidade balneária de Matinhos e a produção de uma nova tiragem, a partir das sextas-feiras, com esporte e polícia. Tudo isso está sendo estudado e, havendo viabilidade econômica e perspectiva de lucro, a possibilidade de efetivação é grande.