Câmaras retornam do recesso e alguns prefeitos prestigiam sessões


Por Publicado 09/02/2022 às 18h44 Atualizado 17/02/2024 às 01h34

Os trabalhos do ano de 2022 nas Câmaras de Vereadores do Litoral foram reabertos nesta semana em sessões plenárias que trouxeram informações e projetos para as ações deste novo ano e, em algumas cidades, contaram com a presença dos prefeitos.

Em Paranaguá, o prefeito Marcelo Roque (PODEMOS) participou da retomada dos trabalhos na segunda-feira-feira (7), às 17h30 e, além de fazer a tradicional saudação do Executivo, fez uma prestação de contas do exercício passado e apontou prioridades para este novo ano de gestão. Na tribuna, o prefeito exibiu as principais obras já executadas nas áreas de saúde, educação e segurança.

Pela sexta vez consecutiva tenho a satisfação de retornar a esta Casa de Leis que nos ajuda a desenvolver Paranaguá. Todos os investimentos que aplicamos em benfeitorias passaram por aqui e tenho a convicção que poderemos continuar com essa parceria em prol da nossa população”, destacou Roque.

O vice-presidente da Câmara, o vereador Nilson Diniz (PSL), presidiu a sessão, visto que o presidente Fábio Santos (PSDB) foi diagnosticado com Covid-19. “Essa boa relação que temos com o Poder Executivo só acarreta em boas coisas para cidade e sua população, pois, ao passo que estamos alinhados, conseguimos promover ações que vão ao encontro das necessidades básicas de todos. Espero que ao longo deste ano de 2022, consigamos, enquanto Câmara Municipal, superarmos a produção legislativa realizada em 2021 e avançar em projetos de leis que tragam mais qualidade de vida ao povo parnanguara”, discursou o vereador.

Em Guaratuba, a sessão também realizada na segunda-feira, às 18 horas, começou com um agradecimento por tudo que ocorreu nesta legislatura. “Tenho a satisfação de desejar boas-vindas a todos os servidores e vereadores. Desejo que esse ano seja repleto de sabedoria, conhecimento e sucesso. Que haja plenas realizações políticas e pessoais”, disse a vereadora Cátia Regina Silvano (PROS), que preside a casa. A sessão foi curta e durou cerca de 30 minutos. Algumas medidas das votações deste mês foram lidas e os parlamentares aproveitaram o tempo para conversar com seus eleitores sobre as expectativas para o ano.

Em Morretes, na quarta-feira (9), os trabalhos duraram cerca de uma hora e os vereadores comentaram sobre o retorno do recesso e os projetos que pretendem instaurar durante os próximos meses. O prefeito da cidade histórica, Sebastião Brindarolli Junior (PSD), destacou que mesmo sendo a 1ª sessão do ano, os vereadores não pararam de trabalhar. “Tenho agradecimento por essa casa, da qual já fiz parte. Queria agradecer porque os desafios que tivemos em 2021 e no início de 2022, menciono com muita alegria que, graças ao trabalho do legislativo, foram vencidos e foram aprovados mais de 600 leis e 500 indicações e 90 requerimentos”, ressaltou.

Antonina retornou com uma sessão longa às 13 horas de terça-feira (8), que durou em torno de 2h e teve falas sobre o primeiro ano da legislatura e tudo que deverá ocorrer em 2022. “Descobrimos que a Câmara municipal não é feita de consenso, de unanimidade. Nós, vereadores, representamos as diferenças da sociedade”, disse o presidente Paulo Roberto Broska (PSDB). O prefeito José Paulo Vieira Azim (PSD) não compareceu por estar com uma gripe forte e suspeitas de contaminação pela Covid-19. Os parlamentares desejaram pronta recuperação ao gestor. A sessão contou, ainda, com decisões de medidas que interessavam mais ao Executivo, mas que interfere no cotidiano dos capelistas.

A reportagem não teve acesso à integra das sessões de Guaraqueçaba, Matinhos e Pontal do Paraná.