Caminhão do Sesc realizará 500 exames em mulheres de Guaraqueçaba


Por Publicado 27/10/2021 às 10h00 Atualizado 16/02/2024 às 17h16
(foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral)

A unidade móvel Sesc Saúde Mulher, um serviço itinerante que oferta gratuitamente exames preventivos de Câncer de Mama e de Colo de Útero beneficiará a população de Guaraqueçaba por meio da ação que integra a programação da Campanha Sesc de Prevenção ao Câncer de Mama. O evento de lançamento ocorreu em Paranaguá nesta terça-feira (27).

O Sesc Saúde Mulher permanece na maior cidade do litoral até o dia 26 de novembro. No período, devem ser realizados cerca de 500 exames, entre mamografias e preventivos. As mamografias são voltadas às mulheres de 50 a 69 anos; já os exames preventivos para o público de 25 a 64 anos de idade.

De acordo com a prefeita Lilian Ramos Narloch (PSC), o atendimento não poderá ser realizado diretamente em Guaraqueçaba devido às condições da estrada, já que o caminhão não conseguiu chegar até o município, portanto, Paranaguá será o espaço de atenção e acolhimento destinado a todas as mulheres guaraqueçabanas que forem realizar os exames tão importantes na detecção de problemas gravas e cada vez mais comuns. “O Outubro Rosa não pode ser só um evento de distribuir camisetas, coquetéis e palestras. A efetividade da ação é na realização dos exames e na prevenção dos problemas. Então, a gente tentou de todas as formas que essa carreta chegasse a nossa cidade, porque eu entendo que se ela está em Guaraqueçaba, a efetividade das mulheres nos exames seria maior. Elas teriam como se deslocar, estariam no municípios delas e a questão climática e de alimentação seria mais fácil“, comenta a prefeita.

Lilian também explica que mesmo não sendo possível ir até as pessoas de forma mais objetiva, o número de exames que serão disponibilizados é um salto muito grande em comparação com a média anual tradicional. “Como não houve condições, hoje estaremos fazendo esses exames aqui. A importância é muito grande, porque o município tem aproximadamente 30 a 35 mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no ano. Em uma população de mulheres de 2.700 mulheres, isso é quase que nada. Então, com esse evento, eu tenho certeza que o Outubro Rosa vai ter efetivamente o resultado que esperamos“, diz a gestora que também cita que a alimentação, o transporte e todas as necessidades para o deslocamento serão sanadas pela prefeitura. “Vamos transportar 22 mulheres por dia, até atingirmos a meta de ter 500 guaraqueçabanas realizando os exames. Elas vão ter alimentação, palestrar e ficar dentro do SESC durante todo o tempo. Nossa equipe estará acompanhando, conduzindo e orientando todas elas nas viagens. Tenho certeza que serão bem recebidas“, conclui.

A Secretaria de Saúde de Guaraqueçaba está fazendo os agendamentos e fará os encaminhamentos das mulheres até a unidade móvel. Para o secretário Alcendino Ferreira Barbosa, o Thuca da Saúde comemora a parceria apesar da dificuldade em levar o caminhão até a cidade. “Como tínhamos o convenio, resolvemos fazer esses exames aqui em Paranaguá. Esses exames são um avanço para nós guaraqueçabanos já que temos uma cota mínima estipulada pelo governo do estado. É importante ressaltar que todos esses exames que vamos fazer é praticamente o que faríamos durante 10 anos. Vamos ter uma grande logística, mas precisamos agradecer a todos os envolvidos, principalmente a prefeita por ser uma mulher que se preocupa com todas as outras do município“, diz o secretário também informa que o cadastro para a realização dos exames foram feitas por agentes comunitários de saúde que realizaram uma busca ativa na cidade, nas áreas rurais e ilhas da região.

O Sesc Saúde Mulher

Lançada em 2017, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher já atendeu a população de 32 municípios, e Guaraqueçaba será contemplada pela primeira vez. Ao total foram 7.331 mamografias, sendo que 96 exames (1,31%) obtiveram resultados com indício de câncer. Outros 6.834 exames citopatológicos também foram realizados, sendo que 43 exames (0,63%) obtiveram resultados com indício de câncer e em 1.058 (15,5%) foram identificadas patologias não cancerígenas que foram encaminhadas para tratamento pelo médico de cada município. Quanto às atividades de Educação em Saúde, foram realizadas até o momento 573 ações educativas, contemplando 15.647 pessoas.

O diretor regional do SESC-PR, Emerson Sextos, explica que apesar dos empecilhos, a instituição e a prefeitura não existiram de realizar os exames, mesmo que em uma distância maior. “A importância é salvar vidas, é evitar que qualquer uma dessas pessoas que tenha pré-disposição ao câncer, tenham a detecção de início e que consigamos salvar essas vidas. Se todo o trabalho que tivermos, conseguirmos salvar uma vida, já se pagou tudo isso. O SESC procura estar junto da população principalmente na área preventiva. Nós buscamos auxiliar nessa área de saúde sempre que possível, seja no Outubro Rosa, Novembro Azul, Setembro Amarelo, entre outros“, comenta o diretor regional da organização do terceiro setor.

A Unidade Móvel Saúde Mulher é uma resposta estratégica do Sesc Nacional à elevada incidência de Câncer de Mama e de Colo de Útero no país, e representa um apoio importante ao Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero, do Ministério da Saúde (MS). A Unidade facilita o acesso aos exames de rastreamento com objetivo de identificação precoce das doenças, propiciando o diagnóstico na fase inicial, antes de quaisquer sinais e sintomas, simplificando o tratamento e promovendo maior qualidade de vida à população.

Para promover o diagnóstico de melhor qualidade e a continuidade na realização de exames complementares e de tratamento gratuito, o Sesc tem parceria com o Hospital Erasto Gaertner (Curitiba – PR), referências nacionais no diagnóstico e tratamento da doença.