Casa de Apoio para pacientes de Guaraqueçaba é inaugurada em Paranaguá


Por Flávia Barros Publicado 28/08/2022 às 20h57 Atualizado 17/02/2024 às 16h07

Se as condições da PR-405 – única via de acesso terrestre que conecta Guaraqueçaba às demais regiões do Estado – são insalubres até para pessoas saudáveis, àquelas que estão passando por problemas de saúde sofrem ainda mais. Pensando em amenizar esse sofrimento, que acabava prejudicando os pacientes, e dando mais conforto aos moradores da cidade que precisam sair para consultas especializadas, exames e cirurgias em Curitiba e outros municípios, a Prefeitura de Guaraqueçaba encerrou as tratativas e inaugurou, nessa sexta-feira (26), sua primeira Casa de Apoio para pacientes do SUS.

O imóvel foi alugado por meio da secretaria municipal de Saúde, na rua Visconde de Nácar, 821, em Paranaguá, para ser um ponto de apoio aos usuários da saúde pública do Município que façam algum tratamento fora de Guaraqueçaba. Com a inauguração, o transporte de pacientes guaraqueçabanos passou a ser realizado apenas por via marítima.

Além da acomodação, alimentação, cadastro e orientações dos serviços, os pacientes também passaram a ter transporte e outras questões relacionadas ao tratamento fora do domicílio.


PONTO ESTRATÉGICO


Segundo a prefeita Lilian Ramos (PSC), que realizou a inauguração, a Casa era um anseio antigo da comunidade. “Pela necessidade de dar apoio aos pacientes que vêm para consultas, exames, quimioterapia, radioterapia e acabam fazendo todos esses procedimentos na capital, então, aqui eles vão poder pernoitar, descansar e depois pegar o transporte marítimo. Como já era um local estratégico para que os pacientes pudessem se deslocar aos locais de tratamentos e cirurgias, essa Casa será de grande apoio aos pacientes das 20 ilhas de Guaraqueçaba”, disse ao JB Litoral.


FUNCIONÁRIOS


A prefeita também detalhou como a administração municipal dá o suporte humano à Casa de Apoio. “Nós vamos ter dois motoristas, um coordenador da casa que vai organizar o TFD, que é o Tratamento Fora do Domicílio; o pessoal dos serviços gerais, que vai cuidar da limpeza e da alimentação; uma pessoa que vai acompanhar esses traslados entre aqui e os locais de tratamento; dois técnicos de enfermagem para os pacientes que precisem de cuidados auxiliares aqui na casa, por exemplo, que esteja operado e que precise passar uns dias aqui para depois ir para sua casa também terão esse suporte”, explicou Lilian Ramos.

ESTRUTURA


Já o secretário de Saúde de Guaraqueçaba, Alcendino Ferreira Barbosa, conhecido como Tchuca da Saúde que também esteve na abertura do local na sexta-feira, falou sobre a importância de poder prover o ambiente adequado para pacientes. “Devido às dificuldades de acesso da PR-405, em que não temos condições de transportar nossos pacientes, optamos por fazer o transporte marítimo e essa casa é uma vitória para que os nossos pacientes de câncer e outras comorbidades possam ter esse ponto de apoio para seguir para os seus tratamentos aqui em Paranaguá, Curitiba e cidades da região metropolitana da capital. A Casa tem um espaço interno bastante amplo; área de lazer; capacidade para receber, simultaneamente, até 10 pessoas; quatro banheiros. Existe também a parte administrativa para fazer toda a documentação e cadastro; recepção com TV; quartos com ar condicionado; lavanderia; cozinha; banheiro adaptado”, detalhou o secretário.

QUEM TEM DIREITO


Segundo a Prefeitura, os pacientes devem encaminhar suas solicitações na Unidade de Saúde, que vai triar e orientar para que essas pessoas façam todos os procedimentos com o apoio da casa de passagem, em Paranaguá. O Município também disponibilizou, nessa primeira semana, um telefone para tirar as dúvidas daqueles que fazem tratamentos fora da cidade. Eles deverão entrar em contato pelo 41 3482-1620 e falar direto com setor de TFD.