Casos confirmados de Covid-19 em navios saltam de 15 para 40


Por Publicado 03/08/2021 às 21h23 Atualizado 16/02/2024 às 09h10

A Prefeitura de Paranaguá confirmou na noite de hoje (3) que já são 40 tripulantes diagnosticados com Covid-19 em 3 embarcações atracadas na região do porto.

Os três barcos que tiveram integrantes positivados são o Astakos, de Malta, que carregava fertilizantes, o Meghna Pricess, de bandeira de Bangladesh, que trouxe soja ao Porto de Paranaguá e o RedHead, de Antígua, que estava com açúcar. As informações apontam para dois internamentos em um hospital particular do município.

O prefeito Marcelo Roque (PODEMOS) voltou às redes sociais para comentar a antecipação da segunda dose do imunizante CoviShield, da Oxford/AstraZeneca/FioCruz, e ressaltou que ainda não é possível definir qual variante acometeu os membros dos barcos, mas vê com “preocupação” a possibilidade de ser a variante Delta, considerada mais transmissível e que teve confirmação recente de transmissão comunitária no Paraná, que é quando não é possível definir a origem da contaminação.

Prefeitura segue cobrando imunização de 100% da população

veja o vídeo em que a deputada federa Chrystiane Yared (PL) conversa com ministro da Saúde Marcelo Queiroga.

Em mais uma nota pública, Paranaguá lamentou o aumento de casos confirmados de Covid-19 nos tripulantes das embarcações e ressaltou que a tempo vem cobrando a vacinação total do moradores da cidade que é, segundo o prefeito, é a “fronteira para o mundo” no Paraná. Ainda segundo a gestão municipal, são cerca de 20 mil pessoas que precisam começar o ciclo vacinal para concluir o grupo de maiores de 18 anos na cidade-mãe do Estado. No final de julho, Roque chegou a pedir para que a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, que estava em uma visita oficial ao município, fale pessoalmente com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para agilizar o envio de novas remessas a Paranaguá.

A nota da prefeitura foi compartilhada nas redes sociais do chefe do executivo e foi bem direta na citação a gestores estaduais e federais. “Confirmado, 40 tripulantes com Covid-19 nos três navios que atracaram no Porto de Paranaguá. Há 30 dias atrás a deputada federal Christiane Yared levou o nosso pedido ao ministro Marcelo Queiroga, para que nos enviasse a quantidade de vacina necessária para imunizar 100% da população de Paranaguá, justamente pelo perigo da entrada de uma nova variante pelo Porto de Paranaguá que é fronteira para o mundo. Estamos aguardando a resposta do Ministério da Saúde“, diz o comunicado que marca o perfil governamental nas redes sociais do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), além das páginas pessoais dos ministros Marcelo Queiroga e Damares Alves, e da deputada Federal Cristiane Yared (PL).

Por Brayan Valêncio