Cattalini Terminais recebe reconhecimento por crescimento na movimentação de graneis líquidos no Brasil


Por Luiza Rampelotti Publicado 10/08/2023 às 12h36 Atualizado 18/02/2024 às 19h50

A Cattalini Terminais Marítimos, referência no setor de logística portuária, foi honrada com o reconhecimento pelo notável crescimento na movimentação de graneis líquidos no Brasil. O anúncio foi feito na quarta-feira (9), durante a cerimônia de premiação do Portos+Brasil, um evento prestigioso promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos, que celebra a excelência e os avanços alcançados pelos portos organizados e Terminais de Uso Privativo (TUPs) do país.

A Cattalini conquistou a terceira posição na categoria avaliada, solidificando seu lugar entre os quase 40 TUPs especializados em líquidos no Brasil. O diretor-presidente da empresa, José Paulo Fernandes, foi agraciado com a premiação e dedicou esse feito a todos os colaboradores, acionistas e clientes que desempenharam um papel fundamental na obtenção desses resultados excepcionais.

Divido com nossos colaboradores, acionistas e clientes esse reconhecimento feito pela Secretaria Nacional de Portos. Os números revelam nosso compromisso em prestar o melhor serviço, com operações de excelência e sempre com o olhar voltado à nossa comunidade e ao cuidado com o meio ambiente”, disse.

O evento contou com a presença de representantes da Cattalini Terminais Marítimos, incluindo o diretor-presidente José Paulo Fernandes, o gerente operacional sênior Carlos Ichi, o superintendente de novos negócios Carlos Kzsan, o controller Fábio Martins Jorge e o gerente comercial sênior Lucas Guzen.

Resultados positivos

O sucesso da Cattalini Terminais Marítimos é refletido nos números do primeiro semestre deste ano, com um movimento superior a 2,9 milhões de litros de graneis líquidos, representando um aumento significativo de 20% em relação ao mesmo período de 2022. Esse crescimento expressivo abrange uma variedade de produtos, incluindo biocombustíveis (61%), óleos aquecidos (35%), derivados de petróleo (28%), soda cáustica (20%) e metanol (15%).

Esses resultados positivos foram impulsionados por investimentos estratégicos em infraestrutura marítima e terrestre, além da aplicação de tecnologia avançada para garantir a segurança e eficiência das operações”, afirma a empresa.

Portos+Brasil

O Portos+Brasil, conhecido como o “Oscar Brasileiro” do setor portuário, foi realizado em Brasília (DF) e é uma iniciativa promovida pelo Ministério de Portos e Aeroportos, em conjunto com a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários. A avaliação dos vencedores foi conduzida pela Diretoria de Modernização e Gestão Portuária, utilizando dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e informações fornecidas pelos próprios portos organizados para calcular o Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP).

Fabrizio Pierdomenico, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, expressou a importância do reconhecimento. “Além do troféu, entregamos o nosso reconhecimento institucional aos que se esmeraram todos os dias para ampliar a geração de negócios e de empregos e destacar o papel do Brasil em âmbito nacional e internacional, respeitando as pessoas e o meio ambiente”, comentou.

Na mesma premiação, a empresa pública Portos do Paraná também celebrou um feito notável ao conquistar a nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP) na principal categoria entre os portos públicos brasileiros. Além disso, a empresa se destacou em duas categorias adicionais entre os portos públicos, conquistando o primeiro lugar na categoria Variação do Lucro Operacional (EBITDA) e na categoria de crescimento de movimentação de carga geral.

*Com informações da Assessoria de Imprensa