Cervejas ficarão mais caras a partir de sexta


Por Publicado 29/09/2021 às 18h41 Atualizado 16/02/2024 às 14h46

A cervejaria Ambev confirmou na tarde desta quarta-feira (29) que deve reajustar o valor das marcas Brahma, Skol e Stella Artois. A mudança que começa já na sexta-feira (1) é uma forma de se adaptar as tendências do mercado mundial.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, a empresa citou que a alteração ocorre com frequência. “A Ambev faz, periodicamente, ajustes nos preços de seus produtos e as mudanças variam de acordo com as regiões, marca, canal de venda e embalagem”, explicaram

De acordo com especialistas, o novo valor pode ser proporcional ao aumento da inflação dos últimos 12 meses: algo em torno de 10%. A cervejaria não divulgou em qual parte do setor produtivo ocorrerá a mudança, mas a expectativa é que as novidades atinjam principalmente bares e restaurantes.

O aumento no preço de diversos produtos como gás de cozinha, cesta básica, feijão, combustível, carne e agora a cerveja se deve ao crescimento da inflação acima do teto estipulado e da retomada econômica mais lenta do que a esperada. Gestores atuantes no setor econômico acreditam que a turbulência política e a pouca estabilidade dos últimos anos causam debandada de investidores, que preferem aportar créditos em países mais tranquilos e seguros e, com isso, há menos vindas de empresas e a saída daquelas que já estejam aqui, aumentando o desemprego e diminuindo as produções nacionais, o que acaba por encarecer os produtos, além da desvalorização da moeda, que faz com que tudo que venha de fora passe a custar mais.

Esses fatores, aliados a outros, como aos questões climáticas para o agronegócio e a estagnação da economia, fazem com que produtos básicos da vida dos brasileiros se tornem cada vez mais caro.