Ciclovia da Bento Rocha está em estado precário


Por Redação JB Litoral Publicado 16/05/2015 às 08h11 Atualizado 14/02/2024 às 07h44

Uma ciclovia é um espaço destinado especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas. Há vários tipos de ciclovia, dependendo do espaço entre ela e a via de tráfego de automóveis. A reportagem do JB foi conferir as condições da ciclovia da Avenida Bento Rocha, que liga o bairro Rocio ao porto de Paranaguá. 

O que era para ser uma alternativa a milhares de trabalhadores que diariamente precisam chegar ao destino de trabalho, tornou-se um risco à segurança e a saúde. A reportagem percorreu o trecho e flagrou ciclistas dividindo espaço com os veículos e caminhões na via, ou utilizando a calçada das empresas, que mantém o espaço limpo. Isso porque a ciclovia está intransitável, acumulando muita lama, restos de produtos de origem vegetal e fertilizantes, que provocam um forte mau cheiro. Em trechos, a água acumulada tem a cor esverdeada, proliferando insetos. O JB flagrou ainda uma mãe com um bebê tentando atravessar o trecho. Como não houve alternativa, ela percorreu uma quadra pela contramão.

Contraste da área central

A prefeitura, seguindo uma tendência mundial, criou faixas exclusivas para bicicletas em vários pontos da cidade, entre elas a Rua Júlia da Costa, no centro, as avenidas Bento Munhoz da Rocha Neto e Elysio Pereira, e nas ruas Manuel Corrêa e dos Expedicionários. A primeira não agradou os comerciantes da região. Segundo a prefeitura, a criação da ciclofaixa é um esforço para dar mais segurança e estimular o uso de um modal de transporte menos poluente e mais saudável. Através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), a prefeitura realizou um estudo que apontou uma redução de 78% dos acidentes envolvendo bicicletas na cidade, por causa da ciclofaixas. Na ocasião, o prefeito Edison de Oliveira Kersten (PMDB) e o secretário Cícero Alves Fernandes comemoraram os resultados e apontaram melhorias na sinalização da cidade e instalação de ciclofaixas como motivadores para os números positivos, dentro da política de mobilidade urbana da atual administração. Segundo dados fornecidos pelo município, em 2012, Paranaguá registrou 99 acidentes envolvendo ciclistas, contra 52 no ano seguinte. Atualmente, segundo a prefeitura, que usou como base nas vendas, existem mais de 100 mil bicicletas na cidade. Os automóveis, de acordo com registros da Ciretran, somam 60 mil, fora aqueles emplacados em outras cidades, mas que circulam em Paranaguá.

Prefeitura diz que local não é de sua responsabilidade

A reportagem procurou a prefeitura para falar sobre a ciclovia da Avenida Bento Rocha, já que o local é utilizado por trabalhadores que residem em bairros da cidade. Apesar de ter sido construída pela prefeitura municipal com recursos próprios, de acordo com a Superintendência de Comunicação, “a manutenção da Avenida Bento Rocha, incluindo a ciclovia, é de responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), por se tratar de uma rodovia estadual”. A reportagem quis saber também se houve algum pedido de melhoria por parte do município. Até o fechamento desta edição, não houve retorno.