Com filas no sábado, DER sugere que usuários utilizem rota alternativa ao ferry boat


Por Publicado 26/02/2022 às 22h27 Atualizado 17/02/2024 às 02h41
Governo do Paraná vai contratar nova empresa para operar o ferry boat de Guaratuba Foto: DER/PARANÁ
Travessia tem sido lenta nos últimos dias. Foto: Divulgação/ DER-PR

As filas não dão trégua para quem tenta atravessar de Matinhos à Guaratuba neste feriado. Só no sábado houve congestionamento de até 2h, entre a tarde e início da noite, relatam pessoas que cruzaram a baía da cidade do Morro do Cristo.

O pintor Diogo dos Santos, que tem uma casa com a família no bairro Brejatuba, acreditou que, com a troca de empresa, a situação seria melhor, mas o tempo de espera foi mais longo do que em anos anteriores, quando havia festas de ruas programadas. “Eu sabia que esperaria um pouco porque é um momento em que todos estão vindo pra cá. Só não esperava que o atraso fosse tanto”, relatou.

Devido a situação já grave dos últimos meses e com um maior contingente de turistas que desejam usufruir do transporte, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) pede que visitantes busquem rotas alternativas para visitar Guaratuba.

A sugestão de desvio é pela BR-376 até o município catarinense de Garuva, e de lá seguir pela rodovia estadual PR-412 que dá acesso a última praia do Paraná

De acordo com o DER, o serviço de travessia por ferry-boat passa por um momento de transição, sendo operado pela empresa Internacional Marítima desde o dia 10 de fevereiro, por meio de contratação emergencial. “A medida foi necessária após ter sido declarada a caducidade do contrato com a operadora anterior, que acumulou problemas com as embarcações e estrutura da travessia, chegando ao ponto de um dos atracadouros ter afundado na baía”, informaram em nota.

O DER ressalta que já observou melhorias no serviço atual, que está sendo realizado com três embarcações do tipo ferry boat e um conjunto de balsa e rebocador em apenas dois atracadouros. Com isso, a formação de filas tende a se manter, levando em conta o aumento de visitantes durante o feriado. “A empresa está realizando os reparos nos atracadouros interditados, que devem voltar a ser utilizados nas próximas semanas”, diz o órgão de fiscalização e controle.

Quem quiser acompanhar a situação da travessia em tempo real, pode ver informações no Twitter oficial do Ferry Boat:

https://twitter.com/derferryboat/status/1497657988399652870?s=21

* Com informações da AEN