Com implantação de programa sanitário, ostras produzidas no Litoral passarão por inspeções regulares


Por Gabriel Santos Publicado 30/05/2022 às 14h44 Atualizado 17/02/2024 às 09h35
Região é altamente conhecida por produzir um molusco de boa qualidade. (Foto: Rafael Soveral/ JB Litoral)

Com o Litoral sendo uma ótima região para a criação de ostras, os produtores dos frutos do mar, agora, precisarão passar por uma inspeção sanitária do Programa Molusco Bivalves Seguros. O projeto é desenvolvido pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e está ligada à secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Durante a última semana, as equipes da Adapar fiscalizaram as produções dos pescadores de Guaraqueçaba. De acordo com a secretaria, o programa, que ainda está em fase de fortalecimento da base dados, servirá como uma ação de monitoramento das ostras nas baías de Paranaguá, Guaratuba e Guaraqueçaba.

Após a fase de catalogação, os fiscais irão visitar, periodicamente, os locais onde os moluscos são cultivados, coletando amostras da água com intuito de identificar se o animal ingere algum tipo de toxina, o que pode resultar no consumo final do produto. “As ostras são organismos filtradores, elas se alimentam de algas, que vêm acompanhadas de bactérias, por isso é possível detectar a presença e quantidades de coliformes nessas análises”, explica o coordenador estadual do Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos, Claudio Sobezak.

A proposta do órgão é também criar um selo de qualidade, que tem objetivo de mostrar que a ostra está própria para consumo, segundo Adapar, a ação busca abrir o mercado para outras regiões do país.

Entre as melhores do mundo

Em 2019, os especialistas japoneses na degustação de ostras fizeram uma viagem ao redor do mundo em busca dos melhores frutos do mar cultivados no mundo. No Brasil, eles visitaram Guaratuba para conhecer a produção das ostras da região do Cabaraquara e, ao experimentarem a iguaria, os degustadores classificaram o molusco produzido no Litoral como uma das melhores do mundo.

Com informações da AEN

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…