Com superlotação de animais na SEMMA, campanha divulga os pets disponíveis para adoção em Paranaguá


Por Gabriel Santos Publicado 04/04/2022 às 16h28 Atualizado 17/02/2024 às 05h30
Interessados podem ir até a sede da secretaria de Meio Ambiente. (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Paranaguá)

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30 milhões de cães e gatos vivem abandonados nas ruas de todo o Brasil. Pensando nisso, a campanha “#MeAdota”, organizada pelo projeto Porto Cidade, da empresa pública Portos do Paraná, com parceria da secretaria municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Paranaguá, divulga os animais que esperam ser acolhidos por novas famílias.

Atualmente, a SEMMA cuida de 100 bichos de estimação resgatados em situação de vulnerabilidade. Os pets que chegam nas dependências do setor passam por atendimentos médicos antes de serem colocados para adoção. 

A diretora do departamento veterinário, Thabata Nicetto, explica que a adoção traz muitos benefícios, tanto para os animais quanto aos futuros tutores, também nas questões sanitárias da cidade. “Animais de rua rasgam lixo, acabam espalhando restos de comida, que atraem baratas, moscas, ratos e outros animais nocivos. Isso sem falarmos em pulgas, carrapatos, bicho geográfico, além de outras zoonoses”, destaca. 

Quem tem vontade de conhecer os pets disponíveis, pode ir de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, na secretaria localizada no Aeroparque. Para efetuar a adoção, os interessados precisarão levar os documentos de identificação, comprovante de residência e uma guia ou caixa de transporte.

“A ideia é usar os canais de comunicação para divulgar a importância da guarda responsável, do não abandono e do cuidado com os animais domésticos. A integração entre o porto e os assuntos que envolvem a comunidade são fundamentais para que as pessoas percebam o quanto a atividade portuária está presente no dia a dia de todos”, comenta o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.

Confira alguns dos animais para adoção:

Com informações da AEN