Concorrência por Plano de Manejo da Ilha das Cobras será online nesta terça


Por Marinna Prota Publicado 09/11/2021 às 12h45 Atualizado 16/02/2024 às 18h42

Nesta terça-feira (09), o Instituto Água e Terra (IAT) encerra o ciclo de recebimento de propostas técnicas de empresas interessadas em desenvolver ou revisar os Planos de Manejo da Ilha das Cobras, uma das áreas de preservação do estado. O processo de transparência é feito pelo Canal do Youtube da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, o Portal Sedest e a abertura dos envelopes referentes à proposta dos serviços no Parque Estadual Ilha das Cobras ocorre às 14h30.

Antigamente, o espaço era utilizado como residência de veraneio do governador do estado, mas foi convertida para outros fins na gestão de Carlos Massa Ratinho Junior. As propostas técnicas serão encaminhadas para a Comissão de Avaliação, a qual fará a análise dos documentos. Elas ainda passarão pelas fases de proposta de preço e habilitação das empresas participantes, devidamente publicadas em Diário Oficial. A expectativa é que o Planos de Manejo dessa unidade comece a ser elaborados no 1º trimestre do ano que vem.

PLANOS DE MANEJO 

O Plano de Manejo é um documento que reúne um conjunto de atividades visando cumprir seu objetivo de proteção aos importantes ecossistemas que as áreas abrigam. É ele que define quais atividades podem ser realizadas no local, como pesquisas científicas e turismo, por exemplo, de forma que a preservação seja garantida.

“Mesmo com o Plano de Manejo criado, é fundamental que o órgão ambiental do Estado continue realizando a avaliação desses documentos, para manter-se sempre ajustado às mudanças que ocorrem na realidade”, destacou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest e diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

O Plano de Manejo não se restringe apenas à área da unidade, mas também para a vizinhança, envolvendo parcerias com prefeituras, organizações da sociedade civil, moradores e empresas. “É feito todo um trabalho dentro da Política de Educação Ambiental, pois é importante que os moradores da região nos ajudem a cuidar das riquezas naturais do Estado. Somente assim, conseguimos promover o uso sustentável dessas áreas, gerando emprega e renda aos moradores locais”, acrescentou Andreguetto.

Ao todo, 42 áreas de preservação ambiental possuem Planos de Manejo atualmente, sendo que muitos necessitam dessa revisão.

Conheça abaixo as áreas já existentes no litoral paranaense englobadas neste tipo de atividade:

AEIT do Marumbi

  • Plano de manejo: concluído em 1987 – revisado em 2004
  • Ato legal de aprovação: (a homologar)

APA Estadual de Guaratuba

Estação Ecológica Ilha do Mel

Estação Ecológica do Guaraguaçu

Parque Estadual do Rio da Onça

 Parque Estadual da Ilha do Mel

Parque Estadual Pico do Marumbi

Com informações da AEN