CONTRASTE MARCA VÍDEO INSTITUCIONAL DA APPA
Um vídeo institucional, que circula na internet, mostrou a nova roupagem que o Porto de Paranaguá recebeu da atual administração. Segundo o vídeo produzido pela APPA, são investimentos na ordem de 3 bilhões que tornaram o porto mais moderno, ágil, competitivo e eficiente. Internautas não perderam tempo e, inconformados com a propaganda institucional, fizeram um outro vídeo contrapondo a propaganda da administração portuária.
No clipe, o grupo cobra a limpeza em toda a extensão das entradas da cidade. Afinal, a sujeira é proveniente dos produtos que são movimentados no porto. O resultado positivo da administração é celebrado por meio de uma produção institucional, porém a cidade sofre com a falta de manutenção no curto trajeto que corta a cidade, o mesmo trecho que traz riquezas para os cofres da APPA. A contrapartida em prol da cidade é ínfima e destoa de outros portos pelo país. Comparações com portos vizinhos são inevitáveis, basta passar por Itajaí para perceber que a administração portuária local investe de verdade em ações de limpeza e manutenção das vias de acesso. A promessa de construção de 5 viadutos não saiu do papel e comprova o descomprometimento que a administração portuária tem com a população parnanguara.
Appa vai construir cinco viadutos em Paranaguá
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) vai investir cerca de R$ 40 milhões na construção de cinco viadutos sobre a Avenida Ayrton Senna da Silva, principal via de acesso ao Porto e a Paranaguá. As obras devem começar em 2016. O objetivo é desafogar o trânsito e melhorar o fluxo de veículos, já prevendo o crescimento da movimentação de cargas com as obras de ampliação e modernização dos berços de atracação do Porto de Paranaguá. O projeto da Appa prevê a construção de viadutos nos seguintes pontos da Avenida Ayrton Senna da Silva: no quilômetro 5, na interseção com a BR-277; no quilômetro 1,5, no cruzamento com a Avenida Senador Atílio Fontana; no quilômetro 3,4 no trevo de acesso da Fertipar; no quilômetro 4,3, no trevo de acesso ao Aeroparque; e no quilômetro 6,7, no entroncamento do Santa Rita.
O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, citou que o Porto de Paranaguá é o segundo porto do Brasil, tanto em dimensões quanto em movimentação de cargas. Apenas em 2014 foram movimentadas 45 milhões de toneladas de cargas por Paranaguá.
“Os acessos terrestres ao Porto precisam de intervenções que facilitarão o escoamento de cargas, mas, principalmente, melhorar a segurança e a qualidade de vida da população de Paranaguá”, reforçou Richa Filho.
Em diversos pontos da Avenida Ayrton Senna é possível constatar defeitos na pavimentação e um fluxo intenso de caminhões, aliado à presença de ciclistas, carroças e pedestres nas margens das rodovias. O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, destacou o fato de que mesmo com a alta movimentação de cargas, o Porto de Paranaguá conseguiu solucionar o problema das filas de caminhões e já pensa em soluções para a movimentação de cargas nas próximas décadas.
“Estamos há quatro anos sem filas de caminhões e agora queremos resolver pontos de conflito no trânsito da cidade com a construção de viadutos que vão colocar um fim nas dificuldades de mobilidade nos acessos à cidade de Paranaguá”, reforçou Dividino.
Os investimentos ainda dependem da autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antag), já que as áreas para obras estão fora do porto organizado. No entanto, a Appa já está concluindo os orçamentos e a revisão do projeto básico. Após as autorizações inicia-se o licenciamento ambiental. Com o licenciamento prévio em mãos, será feita a contratação dos projetos de engenharia e, na sequência, a licitação e a execução da obra.
Fonte: www.portosdoparana.pr.gov.br