CoronaVac recebe autorização da Anvisa e já pode ser aplicada em crianças e adolescentes


Por Publicado 20/01/2022 às 15h14 Atualizado 17/02/2024 às 00h12
coronavac 1

Na última semana o litoral começou a vacinar meninos e meninas de 5 a 11 anos com imunizantes da Pfizer. Mas nesta quinta-feira (20), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou também a CoronaVac, do Butantan/Sinovac, para crianças e adolescentes que tenham de 6 a 17 anos. Anteriormente o público autorizado a tomar esse imunizante era apenas o adulto.

Com a mudança, além da ComiRNAty, da Pfizer/BioNtech, a CoronaVac passa a atingir o público mais jovem, facilitando na celeridade do processo vacinal, já que há mais doses podendo ser destinadas às crianças e adolescentes.

Com a vacina do Butatan, o tempo de espera entre as aplicações será o mesmo do público maior de 18 anos: 28 dias. A única restrição é para pessoas com baixa imunidade, os chamados imunossuprimidos, que devem continuar recebendo a dose pediátrica da Pfizer.

Uma outra diferença é que o imunizante não conterá mudanças entre os adultos e crianças, tendo a mesmas especificações para ambos os públicos. A decisão pela aprovação foi unânime e o Estado de São Paulo já começou a aplicar doses em menores de idade na tarde de hoje (20).