Corpo de Bombeiros e aeronave da PM resgatam casal perdido na Serra do Mar
Neste sábado (26), um casal de São Paulo, que tinha se perdido na trilha de descida do Pico Marumbi na sexta-feira (25), foi resgatado durante uma ação conjunta entre o 8° Grupamento de Bombeiros e o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que atuam no “Verão Paraná 2015/2016”, no Litoral do Estado. O casal tentou se abrigar da chuva e desviou da trilha. Após o resgate, eles foram encaminhados a uma unidade hospitalar para avaliação médica.
Por volta de 17h30 de sexta-feira, os bombeiros militares receberam um chamado de socorro, pelo 193, de um casal que tinha subido o Pico Marumbi e descido pelo Monte Olimpo, mas acabou saindo da trilha. Equipes de resgate rapidamente se deslocaram para a região e iniciaram buscas. Foi solicitado apoio de um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas para auxiliar nos trabalhos.
As buscas perduraram até o anoitecer sem a localização das vítimas. A aeronave do BPMOA teve de retornar à base, mas uma equipe do Corpo de Bombeiros permaneceu na mata e continuou as buscas. Por volta de 21h, o casal conseguiu fazer contato com o telefone de emergência e passou a localização exata. Por volta de meia noite, os bombeiros militares encontraram as vítimas, fizeram os primeiros atendimentos e forneceram alimento. Por causa da pouca visibilidade e o fato de a trilha estar escorregadia, decidiram pernoitar no local e esperar o amanhecer para descer do monte.
Logo cedo, o helicóptero do BPMOA foi até o local e fez o transporte de todos até a base do monte, de onde o casal foi encaminhado, de ambulância, até o hospital de Morretes, para uma avaliação médica.
ORIENTAÇÃO– Para evitar situações como essa, o porta-voz do Corpo de Bombeiros no “Verão Paraná”, capitão Fernando Tratch, orienta os veranistas e pessoas que frequentam trilhas em locais de mata, como na Serra do Mar a tomar alguns cuidados.
“As pessoas devem procurar um guia ou alguém que conheça bem o lugar; levar água e comida a mais para o passeio; usar roupas e calçados apropriados para a atividade; não sair da trilha e, caso se percam, ligar no telefone de emergência 193 e informar a situação. Também é importante que a vítima passe pontos de referência para facilitar a localização pelas equipes de socorro”, explicou o capitão Tratch.